Tendências de RH para 2019: Conheça as tecnologias mais utilizadas pelas equipes de recursos humanos

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language. A tecnologia tem sido uma grande parceira das equipes de recursos humanos. Novas ferramentas digitais surgem no mercado com o objetivo [...]Read More...
tendencias rh

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A tecnologia tem sido uma grande parceira das equipes de recursos humanos. Novas ferramentas digitais surgem no mercado com o objetivo de aprimorar e trazer uma nova visão aos processos realizados pelo departamento de RH. São soluções que otimizam os projetos de recrutamento, auxiliam a produtividade e eliminam burocracias e modelos de gestão antigos e ineficientes.

Confira as dicas da equipe da Cia de Talentos, empresa que há mais de 30 anos se dedica à pesquisa e desenvolvimento de conteúdo, metodologia e soluções inovadoras para as empresas da América Latina, e encontre as tendências do mercado de RH mais importantes para você se manter atualizado em 2019:

Realidade virtual

De acordo com um estudo de 2018, do Linkedin, o maior desafio para o desenvolvimento de talentos é fazer com que os colaboradores tenham tempo para aprender, com qualidade, a nova função, enquanto já executam tarefas dentro da empresa.

Pensando nisso, as empresas de RH vão investir cada vez mais em tecnologias de realidade virtual. Utilizando a ferramenta para processos de recrutamento, é possível simular e testar o comportamento do candidato em diversas situações cotidianas e de risco, como também no treinamento efetivo após a contratação.

Inteligência Virtual (IA) para Gestão de Pessoas e Recrutamento

A inteligência Virtual também não é uma novidade tecnológica, porém sua inserção no campo dos Recursos Humanos está cada vez mais presente e moderna. Essa prática promete eliminar algumas necessidades das funções do RH das empresas, como lidar com telefonemas, e-mails e questões cotidianas em geral.

Como funciona a IA?

Quantas vezes conversamos com robôs através de chatbots em sites de empresas para esclarecermos nossas dúvidas? Essa é a ideia da IA (Inteligência Artificial). Prever perguntas e comportamentos e suprir as necessidades de aconselhamento da sua equipe de forma rápida automatizada.É possível formular sistemas inteligentes capazes de aplicar e adaptar as avaliações para obter o melhor dos candidatos e tomar decisões inteligentes (sem preconceitos), com base em uma série de fatores, habilidades e competências à personalidade e pelas preferências de trabalho.

People Analytics

People Analytics é a obtenção e avaliação de diversos dados referente aos perfis, comportamentos e atitudes dos colaboradores e candidatos da sua empresa. Tudo ao alcance de um botão! Com a ferramenta, os gestores poderão aprofundar as informações dos funcionários para entender melhor aspectos importantes do ciclo de vida dos seus colaboradores, como estatísticas e razões de rotatividade, desempenho e a eficácia geral das estratégias de liderança.

E você, quer apostar na tecnologia como meio de crescimento da sua companhia? Acompanhe o blog da Sciath para saber mais curiosidades sobre o assunto.