Também chamado de pedra nos rins, o cálculo renal é causado pelo acúmulo de cristais presentes na urina. Descubra o que causa pedra nos rins e como prevenir a doença!
Pedra nos rins. Quem nunca se perguntou se, de fato, é possível ter uma pedra dentro do próprio corpo? Também chamada de cálculo renal, a doença é caracterizada por uma formação endurecida, semelhante a uma ou mais pedras, nos rins ou nas vias urinárias. Mas, afinal, o que causa pedra nos rins?
Os cálculos renais surgem devido ao acúmulo de cristais presentes na urina e um dos fatores que influencia na formação deles é a baixa ingestão de líquidos, que acaba deixando a urina mais concentrada. Mas esse fator não é o único culpado! Questões genéticas, ambientais, de alimentação e estilo de vida também influenciam no surgimento da doença.
Continue a leitura para descobrir o que causa pedra nos rins, os principais sintomas da condição e a importância da hidratação na prevenção da doença.
Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre a doença renal crônica
Pedra nos rins: o que é isso?
Segundo o portal da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), os cálculos renais são formados por cristais presentes na urina. O líquido normalmente contém diversos minerais e sais dissolvidos, mas, quando eles estão presentes em grande quantidade, podem se agregar e formar o cálculo, substância muito semelhante a uma pedra.
A formação do cálculo pode ocorrer dentro do rim, no ureter ou na própria bexiga. Com relação à pedra nos rins, existem quatro tipos principais, que variam de acordo com a sua composição e características físicas:
- Oxalato ou fosfato de cálcio;
- Ácido úrico;
- Estruvita;
- Cistina.
Quais os sintomas de pedra nos rins?
Alguns casos de pedra nos rins não apresentam sintomas até que ela se mova dentro do rim ou passe pelos ureteres. Apesar disso, o principal sinal da doença é a presença de cólica forte e aguda na região lombar, que ocorre de um dos lados e se espalha para a frente do abdômen. Também é comum sofrer com:
- Vômito;
- Febre;
- Presença de sangue na urina;
- Redução do fluxo urinário;
- Necessidade de urinar com frequência.
O que causa pedra nos rins?
Segundo a Mayo Clinic, o cálculo renal não costuma ter uma causa única e definida. Entretanto, existem alguns fatores que aumentam as chances do desenvolvimento da doença. Ainda segundo a instituição, os principais fatores de risco para o surgimento de pedras nos rins são:
1. Predisposição genética
Pessoas com casos de pedra nos rins na família têm mais chances de desenvolver a doença. Aqueles que já tiveram a condição também têm um risco maior de sofrê-la outra vez.
2. Baixa ingestão de líquidos
Esse é um dos principais fatores de risco da doença. A baixa ingestão de líquidos faz com que a urina fique mais concentrada, aumentando a quantidade dos cristais presentes no líquido e, consequentemente, a chance de formação de um cálculo.
3. Dietas ricas em sódio e proteínas
O consumo de alimentos ricos em sal e proteínas pode aumentar o risco de alguns tipos de cálculos renais.
4. Obesidade
Segundo a Mayo Clinic, o ganho de peso, o alto índice de massa corporal (IMC) e o tamanho da cintura são fatores que vêm sendo associados a um risco maior de desenvolver a doença.
5. Doenças inflamatórias intestinais
Algumas condições, como a Doença de Crohn, podem provocar alterações no processo digestivo capazes de afetar a absorção de água e cálcio, o que está relacionado com o aumento da quantidade de substâncias que formam os cálculos.
6. Hiperparatireoidismo
Também existem outras doenças e condições médicas que aumentam o risco de cálculo renal, como é o caso do hiperparatireoidismo, doença que afeta o hormônio que regula o metabolismo do cálcio (paratormônio).
7. Uso de alguns medicamentos
Certos medicamentos e suplementos, como os diuréticos, os utilizados para tratar casos de enxaqueca, convulsões e osteoporose também podem aumentar o risco de desenvolver pedra nos rins.
8. Fatores ambientais
Fatores ambientais, como o clima, também influenciam no desenvolvimento da doença. Pessoas que vivem em locais de clima quente e seco podem ter um risco maior que as demais em razão de maior perda de liquido corporal (veja mais adiante).
Agora que você já conhece o que causa pedra nos rins, que tal descobrir como prevenir a doença?
Leia mais: Você conhece o papel da alimentação na prevenção do câncer?
Como prevenir pedra nos rins?
Segundo a SBU, a melhor forma de prevenir pedra nos rins é adotando algumas mudanças no estilo de vida. A principal recomendação para evitar o cálculo renal é simples: beba água! Manter-se hidratado ajuda a urinar com mais frequência e, consequentemente, evitar o acúmulo das substâncias que formam as pedras nos rins.
Outros cuidados recomendados são:
- Reduzir o consumo de sódio e de alimentos ricos em proteína;
- Evitar o sedentarismo e praticar exercícios regularmente;
- Controlar o peso;
- Não se autodiagnosticar e nem se automedicar;
- Seguir as orientações de cuidado e medicação recomendadas pelo médico.
Pedra nos rins e verão: qual a relação?
O verão é a estação mais quente do ano e exige uma atenção redobrada no que diz respeito à hidratação. Beber água é uma forma de cuidado com a saúde, ajudando na manutenção e no bom funcionamento do corpo, além de evitar doenças e complicações, como é o caso do cálculo renal.
Durante o verão, a tendência é que, devido ao excesso de calor, percamos mais líquido corporal através do suor, o que interrompe o equilíbrio de água, impedindo que o organismo consiga se manter hidratado e, ao mesmo tempo, balancear a limpeza dos rins e vias urinárias e a perda natural de fluidos.
Como beber mais água?
Não gosta de beber água ou sente que não consome a quantidade mínima suficiente ao longo do dia? Confira algumas dicas que podem ajudar a aumentar a ingestão de líquidos:
- Use aplicativos para lembrar de beber água e controlar o consumo;
- Não espere sentir sede;
- Experimente alternativas como sucos naturais, água de coco, chás e águas saborizadas;
- Tenha sempre uma garrafinha de água junto a você;
- Consuma frutas ricas em água para ajudar na hidratação.
Não sabe se está bebendo a quantidade certa de água? A cor da sua urina pode ajudar a encontrar a resposta! Um xixi extremamente claro indica excesso de água, já aqueles escuros demais são sinônimo de falta de água no organismo.
Depois de conhecer o que causa pedra nos rins, os principais sintomas da doença e como preveni-la, que tal aproveitar o fim deste conteúdo para tomar um gole de água e contribuir com a sua própria hidratação? Lembre-se que, em caso de dor ou de dúvidas, é sempre recomendado procurar ajuda médica especializada!
Gostou deste conteúdo? Leia outros assuntos no nosso blog!
1 Comments
Tenho sempre uma garrafa de água perto, na mesa de trabalho e em casa na sala. Em vez de tomar um gole, já aproveito e tomo um pouco mais. O cálculo renal provoca dor muito forte nos canais do sistema urinário. Meu caso é predisposição mesmo, então preciso fazer a prevenção.