Sol e calor inspiram momentos de descanso e diversão, mas também pedem cuidados específicos com a saúde no verão. Afinal, temperaturas intensas também podem trazer desconfortos como queimaduras solares, indisposição e alteração de apetite. Veja a seguir 3 dicas simples e essenciais que podem ajudar você a prevenir problemas e ainda aproveitar o melhor da estação!
Veja mais: Como se prevenir e reconhecer os sinais do câncer de pele
1. Tenha a hidratação como prioridade
Quando a temperatura ambiente sobe, o corpo começa a se proteger do calor intenso produzindo mais suor. A maior quantidade de líquido banhando a pele pode até ser um incômodo para alguma pessoas, mas atua como um sistema de refrigeração, evitando que a temperatura interna suba demais. Essa é uma condição que prejudica o funcionamento dos órgãos, trazendo riscos.
Para compensar essa maior perda de líquido, beber mais água é sinônimo de manter a saúde no verão. Até por isso a sensação de sede é mais frequente nos dias mais quentes. É claro que outras bebidas também acabam colaborando para atender a essa demanda. Mas aqui vale ter atenção às escolhas. Seu corpo não vai se manter hidratado com refrigerante, álcool ou sucos industrializados. Ao contrário: isso pode até piorar a situação, comprometendo o bom funcionamento do organismo.
A solução: invista em água pura, água de coco, água saborizada com frutas picadas, chás naturais gelados, além de caprichar no consumo de vegetais e frutas, que também são ricos em água.
Veja mais: Natação: entenda mais sobre a prática e seus benefícios
2. Não dispense o filtro solar jamais!
Proteger a pele da ação dos raios ultravioleta é uma recomendação que vale para o ano inteiro, faça chuva ou faça sol. Nos dias mais quentes, a tendência a fazer atividades ao ar livre ou deliberadamente se expor ao sol é bem maior. Portanto, o cuidado com a proteção deve ser redobrado.
De acordo com especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o protetor solar deve ser aplicado ainda em casa e reaplicado ao longo do dia a cada duas horas, se houver muita transpiração ou exposição solar prolongada. Para fazer o serviço bem-feito, é necessário aplicar uma boa quantidade do produto: o equivalente a 1 colher (chá) rasa para o rosto e 3 colheres (sopa) para o corpo. Espalhe tudo uniformemente, de modo que nenhuma área fique desprotegida.
Vale saber, ainda, que a radiação ultravioleta é mais intensa entre as 10 e 16 horas, sendo a principal responsável pelas queimaduras solares e pela vermelhidão na pele. Portanto, aquela antiga recomendação de evitar a exposição solar nesse período é sempre válida e deve ser respeitada.
Fique atento: apenas filtro solar não basta para cuidar da saúde no verão quando se fala na pele. É preciso complementar as estratégias de proteção com outros mecanismos, como usar roupas, chapéus e óculos apropriados.
Veja mais: Janeiro Branco: cuide da mente, cuide da vida!
3. Reveja suas escolhas alimentares
A temperatura mais alta pode deixar muita gente sem apetite, mas ficar sem comer pode não ser uma boa ideia. Isso porque um dos efeitos do calor no organismo é aumentar a vasodilatação e o resultado disso é queda da pressão arterial, gerando a sensação de tontura e cansaço. Esses sintomas podem se acentuar quando o corpo não conta com nutrientes suficientes para manter suas funções. Portanto, nada de pular refeições!
Para o almoço e o jantar, invista nas saladas bem coloridas e temperadas, com uma fonte de proteína (carnes magras, ovos, peixes) e uma fonte de carboidratos (arroz e massas, batata, mandioca). Ao longo do dia, aposte nas frutas para os lanches intermediários. Mesmo comendo em menor quantidade, com refeições leves assim, você consegue dar o aporte nutricional que o seu corpo precisa para funcionar bem.
Ganhe mais disposição: o magnésio tem importante papel na produção de energia, por isso, investir em alimentos ricos nesse mineral pode ser uma boa estratégia para ganhar mais disposição nos dias quentes. Castanhas, amêndoas, feijões, lentilha, soja e vegetais verde-escuros são exemplos.
Quer mais dicas de saúde? Veja mais posts no nosso blog!