O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, ficando atrás somente do câncer de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), ele também é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no país. Por causa disso, elegeu-se o mês de outubro para abarcar a campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O movimento, que é marcado por ações e discussões a respeito do câncer de mama, também tem grande importância no comportamento feminino, afinal, a campanha Outubro Rosa beneficia e estimula os cuidados com a saúde da mulher.
Continue a leitura para se informar sobre o câncer de mama e os principais cuidados com a saúde!
Leia mais: Você conhece o papel da alimentação na prevenção do câncer?
O que você precisa saber sobre o câncer de mama
Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é provocado pelo desenvolvimento anormal das células da mama. Essas células se multiplicam rapidamente, formando um tumor maligno capaz de invadir outros órgãos.
Há diversos tipos de câncer de mama. Alguns deles se desenvolvem rapidamente e outros têm um crescimento lento. Na maioria dos casos, quando a doença é descoberta precocemente, as chances de cura chegam a 95%.
O INCA estima o risco de 61,61 novos casos de câncer de mama no Brasil para cada 100 mil mulheres a cada ano do triênio 2020-2022, ou seja, só neste ano, serão descobertos cerca de 66.280 novos casos da doença.
É importante lembrar que, apesar de atingir majoritariamente as mulheres, o câncer de mama também acomete os homens, representando apenas 1% dos casos da doença.
Principais sintomas do câncer de mama
Quando a mulher conhece o próprio corpo, fica mais fácil detectar quaisquer alterações de saúde. Saber identificar se as mamas estão normais pode ajudar no diagnóstico precoce do câncer de mama e, consequentemente, no tratamento da doença.
Aprenda a identificar os sinais do câncer de mama:
- Caroço no seio normalmente endurecido, fixo e indolor;
- Inchaço no seio ou na região das axilas e clavícula;
- Vermelhidão e engrossamento da pele;
- Alterações como inversão do mamilo;
- Calor ou coceira nos seios;
- Presença de secreção;
- Dor.
Exames da mama e a importância do diagnóstico precoce
A recomendação do Ministério da Saúde é que toda mulher com idade entre 50 e 69 anos realize a mamografia de rastreamento uma vez a cada dois anos, em casos em que a mama apareça normal por dois exames seguidos.
O autoexame das mamas é uma forma das mulheres observarem e conhecerem o próprio corpo, auxiliando na percepção de qualquer tipo de alteração nos seios, entretanto, a Sociedade Brasileira de Mastologia ressalta que o autoexame não substitui o exame clínico!
As chances de cura do câncer de mama podem chegar a 95% quando a doença é descoberta na fase inicial, tornando o tratamento menos agressivo.
A campanha Outubro Rosa
O movimento Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos durante a década de 1990 com algumas ações isoladas. Somente quando a campanha foi aprovada no Congresso Americano que o mês de outubro foi oficialmente e nacionalmente reconhecido como o mês de prevenção e combate ao câncer de mama.
No Brasil, o primeiro sinal do movimento aconteceu em 2002, quando o monumento conhecido como Obelisco do Ibirapuera, na cidade de São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa. Depois disso, foi somente em 2008 que a campanha ganhou força nacional.
O objetivo da campanha Outubro Rosa é compartilhar informações e conscientizar a população sobre os riscos do câncer de mama, assim como sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.
Leia mais: Entenda como hábitos de rotina fazem a diferença na prevenção do câncer
Como o movimento beneficia os cuidados com a saúde da mulher?
A campanha Outubro Rosa estimula as mulheres a cuidarem da saúde e a adotarem hábitos saudáveis como forma de modificar alguns dos fatores de risco da doença. O movimento também reforça a necessidade de um olhar mais atento à saúde feminina durante o ano todo.
5 cuidados para prevenir o câncer de mama
- Praticar exercícios regularmente;
- Manter uma dieta saudável;
- Evitar o consumo de álcool;
- Parar de fumar;
- Manter o peso corporal adequado.
Na onda da campanha, outros cuidados com a saúde feminina também se tornam importantes, como prezar pela qualidade do sono, reduzir o estresse, realizar exames preventivos e ir ao médico com frequência. A adoção de hábitos saudáveis ajuda a prevenir o câncer de mama e melhora a saúde da mulher como um todo, fortalecendo seu sistema imunológico e ajudando a evitar o risco de contrair outras doenças.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe o assunto e vamos juntos divulgar a campanha Outubro Rosa! Você pode ler outros artigos como esse em nosso blog.