Toda a preocupação para prevenir acidentes domésticos tem reflexo direto na saúde e no bem-estar em qualquer faixa etária.
Prova disso são os dados do Ministério da Saúde. Eles mostram que incidentes dentro de casa são a principal causa de morte entre crianças dos 0 aos 14 anos. Já entre idosos, estima-se que tenham sido registrados mais de 135 mil óbitos decorrentes de quedas dentro de casa no período de 2000 a 2019.
Diante disso, vale entender melhor que riscos podem estar escondidos no lar e o que é possível fazer para reduzir a chance de problemas potencialmente graves.
As faixas etárias mais suscetíveis a acidentes domésticos
Embora todo mundo esteja sujeito a isso, as crianças e os idosos costumam ser os grupos mais afetados pelas consequências desses acidentes.
Entre as crianças, as causas dos acidentes domésticos podem envolver desde a curiosidade característica dessa idade até a falta de noção de perigo diante do manuseio de diferentes itens e utensílios comuns em uma residência, sobretudo quando estão sem a devida supervisão. Além disso, é preciso levar em conta que os pequenos podem ter uma menor coordenação motora.
Já os idosos se tornam mais suscetíveis por conta da redução na mobilidade, associada principalmente a problemas de saúde comuns nessa idade. É natural que com o passar dos anos haja declínio físico e cognitivo, aumentando o risco de quedas e outros tipos de acidentes em casa.
Com isso, os ambientes em que pessoas habitam devem receber atenção especial para que seja possível fazer as adaptações necessárias para prevenir o problema.
Os cuidados básicos para prevenir acidentes domésticos em cada cômodo
O risco de acidente em cada cômodo deve ser sempre analisado em separado, independente se o objetivo é prevenir acidentes em idosos, crianças ou em qualquer faixa etária. Todavia, algumas recomendações gerais podem ser bastante úteis para observar o que precisa ser mudado em prol da segurança.
Em todos os cômodos
- Proteger as tomadas e as fiações.
- Tampar janelas com grades.
- Manter móveis longe das janelas.
- Se necessário, retirar tapetes e obstáculos do chão.
- Instalar pisos antiderrapantes.
- Garantir uma boa iluminação.
No banheiro
- Guardar cosméticos e medicamentos em armários trancados.
- Instalar barras de apoio perto do vaso sanitário e do chuveiro.
- Revestir o chão com tapetes antiderrapantes e evitar deixar o piso molhado.
- Ajustar a altura do vaso sanitário e manter a tampa sempre fechada.
Na cozinha
- Dar preferência ao uso dos queimadores da parte de trás do fogão.
- Deixar os cabos das panelas virados para dentro do fogão.
- Manter objetos cortantes e que podem quebrar longe do alcance das crianças.
- Não trocar as embalagens de produtos de limpeza.
- Instalar o botijão de gás fora da cozinha, em um local arejado.
Na sala
- Manter o espaço de circulação sempre livre e em ordem.
- Tomar cuidado com a posição dos aparelhos eletrônicos.
- Optar por móveis com pontas arredondadas e com a firmeza necessária (principalmente mesas e cadeiras).
Nos quartos
- Escolher camas com altura compatível, se necessário com proteções laterais.
- Observar com cuidado a instalação de luminárias e abajures.
- Guardar com cuidado medicamentos, perfumes e cosméticos.
- Não utilizar vários aparelhos eletrônicos na mesma tomada.
- Não acender velas e incensos próximo aos móveis e cortinas
Veja também: Como a postura adequada ajuda na prevenção de problemas ortopédicos
Como agir diante de acidentes domésticos
Mesmo com todas as recomendações de como prevenir um acidente doméstico, isso não elimina por completo a chance de algo do tipo possa acontecer com você ou com alguém que você ama. Nessas horas pode ser difícil dimensionar por contra própria o tamanho do impacto provocado pelo problema, então é sempre importante:
- Tentar manter a calma.
- Avaliar da melhor forma possível a dimensão do acidente. Nesse momento, é possível definir se é possível oferecer algum primeiro socorro básico ou se é preciso acionar ajuda urgente.
- Nos casos graves, acionar a emergência tendo em mãos o maior número possível de informações sobre o acidente e a lesão (queda, queimadura, fratura, engasgo, etc.).
- Acalmar a vítima do acidente e tente mantê-la em uma posição confortável enquanto isso. Porém, em caso de suspeita de fraturas, evitar movê-la.
Seja como for, a mensagem que deve ficar é como prevenir acidentes domésticos é uma ação indispensável para a manutenção do bem-estar de todos, independentemente da idade. Assim sendo, é fundamental implementar medidas de prevenção e manter-se atento sobre como agir caso saia fora do esperado, garantindo uma maior tranquilidade do dia a dia dentro de casa.
Aproveite e veja agora como é o trabalho do médico da família, especialista no cuidado e na atenção primária em saúde em todas as fases da vida.