É possível atingir metas e resultados e manter a saúde mental no trabalho? Sim! Passamos grande parte do tempo dos nossos dias trabalhando. Portanto, cuidar da saúde mental no trabalho é essencial para conseguir ter equilíbrio e bem-estar. Todos nós podemos adotar medidas de autocuidado para cuidar da mente. Além disso, gestores de empresas também podem incluir algumas ações que ajudam a cuidar da saúde mental da equipe.
Qual a relação entre saúde mental e trabalho
Uma pesquisa da instituição britânica Mind mostra que 14% dos entrevistados concordaram que tinham pedido demissão e 42% consideraram pedir demissão quando questionados sobre como o estresse no local de trabalho os afetou.
Ninguém é obrigado a sorrir o tempo todo. Todos temos dias melhores e outros piores. Mas é preciso ter cuidado ao enfrentar os problemas e não se deixar levar pelas dificuldades. De acordo com a Mental Health Foundation, quando temos boa saúde mental, temos um senso de propósito e direção, energia para fazer as coisas que queremos e capacidade de lidar com os desafios que acontecem em nossas vidas.
Alguns sinais no trabalho de que a saúde mental está prejudicada são:
- Sentir-se mais cansado do que o normal;
- Cometer erros que geralmente não cometeria;
- Ter dificuldade para se motivar;
- Ficar de mau humor;
- Se isolar e evitar os colegas;
- Procrastinar mais;
- Ficar muito acelerado e ansioso.
Se a saúde mental continuar prejudicada, outros sinais também podem aparecer, como:
- Explosões de raiva ou de choro;
- Faltas ao trabalho;
- Não cuidar da aparência como faria geralmente;
- Dormir menos;
- Consumir mais álcool.
Isso pode levar ao desenvolvimento de alguns transtornos, como depressão, ansiedade e a síndrome de Burnout, que é uma condição caracterizada pelo estado de esgotamento profissional por estresse acumulado.
O que fazer para melhorar a saúde mental?
Existem passos simples que ajudarão você a cuidar de si mesmo e da sua saúde mental. Confira algumas dicas de autocuidado!
1. Fale sobre seus sentimentos
Falar o que sente pode ajudar a lidar com os momentos de estresse e sobrecarga. Não é um sinal de fraqueza e faz parte de cuidar do seu bem-estar. Desta forma, identifique alguém com quem você se sinta confiável e fale. Pode ser um colega do trabalho, seu supervisor ou um amigo fora do ambiente de trabalho. Expressar suas emoções ajuda a aliviar a tensão. Ter um acompanhamento profissional com psicólogo também trará muitos benefícios.
2. Seja resiliente
A resiliência pode transformar situações difíceis em desafios estimulantes. Segundo a Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional, profissionais que possuem essa característica conseguem manter o controle emocional diante dos problemas e lidam com a pressão sem sofrer. Para desenvolver mais resiliência, ao invés de lamentar a adversidade, tente trabalhar com positividade e buscar uma solução. Acredite mais em si mesmo e mantenha-se flexível para enfrentar diferentes desafios e aprender com eles.
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3. Mantenha-se ativo
Praticar atividade física influencia positivamente a saúde mental, pois aumenta a liberação dos neurotransmissores ligados ao humor, como a serotonina e a endorfina. Conforme essa constatação, um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard descobriu que apenas 15 minutos de caminhada ao dia reduzem os riscos de depressão em 26%. Portanto, movimente-se! Isso não significa necessariamente fazer musculação ou praticar esportes. Mas é importante que se mantenha ativo. Para isso, além de praticar exercícios físicos, você pode incluir atividades no seu dia que ajudam, como caminhar depois de almoçar, subir e descer escadas e fazer alongamentos.
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4. Não se isole
Relacionamentos são fundamentais para nossa saúde mental e as relações de trabalho podem ter um grande impacto já que passamos maior parte do dia trabalhando. Mal entendidos no escritório são comuns, mas se não forem resolvidos, os sentimentos de ressentimento podem se desenvolver em algo mais profundo, levando ao isolamento.
Além disso, a quarentena por causa do novo coronavírus (COVID-19), evidenciou ainda mais como o isolamento social pode ser prejudicial. Para aqueles que apreciam a vida convencional no escritório, a mudança para o home office afetou a saúde mental, aumentando a sensação de solidão. Afinal, as interações sociais diárias diminuíram.
Mas nem toda interação com um colega de trabalho precisa ser em função do trabalho. A pausa para um cafezinho durante o expediente tem um papel importante para aproximar as pessoas e você pode fazer isso mesmo de casa.
5. Faça pausas
A técnica Pomodoro, inventada por um italiano e que ajuda na gestão do tempo, defende que nós somos capazes de manter a concentração por no máximo 25 minutos seguidos. Depois disso, o foco já diminui e as chances de erro passam a ser maiores. Portanto, fazer pequenos intervalos ajudam a aumentar a produtividade, reduzir a tensão e melhorar o foco, beneficiando sua saúde mental. As pausas recomendadas são pequenos intervalos de até 5 minutos, que ajudarão a liberar a mente e focar mais na próxima atividade. Aproveite para se alongar, pegue um café ou uma água.
6. Peça ajuda
Às vezes, é impossível dar conta de fazer tudo sozinho. Ter a responsabilidade de entregar muitas demandas com prazos curtos, por exemplo, pode aumentar seu estresse emocional. Por isso, é muito importante pedir ajuda e saber delegar tarefas. Se você sentir que sua carga de trabalho está saindo do controle e te sobrecarregando, converse com seu gerente ou supervisor.
7. Crie limites claros entre trabalho e casa
Com a pandemia do coronavírus e muitos trabalhando de casa, a dificuldade de fazer essa separação entre trabalho e casa aumentou. Afinal, nosso trabalho está em casa. Mas é muito importante colocar limites de horário e, se possível, de espaço. Uma dica é estipular outras atividades em horários específicos para que o fim do trabalho entre na rotina. Por exemplo, todo dia às 18h30 você pode praticar atividade física ou cozinhar. Para conseguir estabelecer limites, é muito importante também aprender a dizer não.
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Como a empresa pode ajudar?
O papel dos gestores na saúde mental dos colaboradores é essencial. Afinal, há fatores de risco para a saúde que não dependem necessariamente da ação do funcionário. Entre esses fatores que não são associados ao funcionário incluem-se más práticas de gestão e comunicação, horas de trabalho inflexíveis e assédio moral e psicológico.
Além disso, uma boa saúde mental permite que o funcionário seja mais produtivo e falte menos no trabalho, o que beneficia a empresa. Sabia que abordar o bem-estar no trabalho aumenta a produtividade em até 12%? Esse dado é da Mental Health Foundation. Portanto, se você é um gestor ou proprietário de uma organização, faça sua parte também! Confira algumas práticas que podem ajudar:
- Incentive práticas saudáveis, como exercícios físicos, meditação e alimentação saudável;
- Oriente os colaboradores a fazerem pausas;
- Promova programas e palestras que tratem de saúde mental;
- Ofereça psicoterapia para seus funcionários como um benefício da empresa
- Promova momentos de descontração e diálogo;
- Verifique se os colaboradores estão recebendo todo suporte e ferramentas de que necessitam para realizarem as tarefas;
- Incentive a equipe a relatar qualquer discriminação ou assédio que enfrentem e a denunciar a discriminação que testemunharem;
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