Área da saúde dedicada a estudar o movimento do corpo, a fisioterapia tem aplicações que vão além do tratamento de problemas ortopédicos e dores crônicas. Por isso, deve-se procurar um fisioterapeuta em situações de dores musculoesqueléticas, problemas motores, bem como reabilitação e muito mais.
Nesse sentido, é importante saber qual procedimento buscar, visto que a especialidade é indicada em mais de um campo de atuação. Dessa forma, saiba que a fisioterapia é aplicável em duas situações:
- Preventiva: estuda como os hábitos são responsáveis pelo aparecimento do problema;
- Corretiva: trabalha para corrigir as práticas que podem ter causado a dor e propõe exercícios de fortalecimento muscular e alongamento.
No caso da fisioterapia preventiva, seu maior objetivo é o de elevar a qualidade de vida das pessoas. O know-how dos profissionais de saúde dessa área ajuda a reverter fraquezas musculares, bem como prevenir a degeneração articular, dores, cansaço e distúrbios no equilíbrio.
Em geral, a técnica é bastante utilizada em trabalhos com atletas, com a finalidade de evitar lesões. Do mesmo modo, quando um jogador de futebol sofre algum tipo de contusão, por exemplo, a fisioterapia também se torna uma grande aliada no tratamento.
Leia mais: Acompanhe mais informações sobre fisioterapia
Veja 8 processos em que a fisioterapia pode ser útil
É comum que as pessoas pensem que a hora certa de procurar um fisioterapeuta é somente quando ocorre algum acidente ou lesão. Porém, a fisioterapia engloba outras áreas e pode ajudar a aliviar problemas ortopédicos, complicações respiratórias, assim como atuar em várias outras especialidades.
Assim sendo, confira abaixo oito situações que podem ser sanadas com sessões de fisioterapia:
- Problemas ortopédicos;
- Tratamento de pacientes internados em estado grave;
- Comprometimento motor por acidente vascular cerebral (AVC);
- Distúrbios de quadros respiratórios crônicos;
- Contusões diversas;
- Problemas com má postura;
- Dores e incômodos provenientes de gestação;
- Presença de deficiência física e mental.
Leia também: Saiba mais sobre fisioterapia em saúde da mulher
Conheça 12 diferentes especialidades com atuação da fisioterapia
De vez em quando surgem dores inexplicáveis ao longo do dia, ou aquela tensão no pescoço que aparece depois de um período estressante no trabalho, ou ainda aquele incômodo nos dedos que sinaliza que você exagerou no uso do celular. Todas essas situações indicam sinais de que chegou o momento de procurar um fisioterapeuta.
Entretanto, indivíduos que estão em busca de uma vida mais saudável também podem iniciar um tratamento de fisioterapia. As sessões, com toda a certeza ajudam na qualidade de vida e bem-estar, já que trabalham a flexibilidade, o alongamento e fortalecem os músculos.
Dito isso, vamos conhecer 12 especialidades que cabem a intervenção de um profissional desta área:
- Acupuntura;
- Fisioterapia do trabalho;
- Fisioterapia respiratória;
- Fisioterapia em saúde coletiva;
- Fisioterapia dermatofuncional;
- Fisioterapia neurofuncional;
- Fisioterapia traumato-ortopédica;
- Fisioterapia em saúde da mulher;
- Fisioterapia esportiva;
- Fisioterapia oncofuncional;
- Osteopatia;
- Quiropraxia.
Não deixe de ler: Como saber que está na hora de buscar terapia?
Tão relevante quanto a doença é o modo de agir diante dela
Os sentimentos e as expectativas com relação ao tratamento fisioterápico são tão importantes quanto as sessões em si. Dessa maneira, eles podem influenciar na evolução de cada um dos casos, inegavelmente.
Contudo, antes de procurar um fisioterapeuta, você já parou para pensar sobre como é uma sessão de fisioterapia? Geralmente elas duram aproximadamente 40 minutos, sendo direcionadas de acordo com o seu diagnóstico.
O procedimento será sempre composto por uma avaliação física, bem como anamnese, exercícios de alongamento e fortalecimento. O fisioterapeuta realizará manipulações em partes específicas do corpo, com o objetivo de aliviar sua dor.
Portanto, procurar um fisioterapeuta no momento correto pode ser um ato decisivo para prevenir problemas de saúde ou mesmo para se obter mais qualidade de vida. Conhecer bem as diferentes especialidades pode facilitar a conversa com o profissional da área.
Ficou interessado em outras aplicações da fisioterapia? Então, continue ligado nos posts do nosso blog!