A tecnologia é uma importante aliada das empresas. No setor de Recursos Humanos, por exemplo, as ferramentas tecnológicas podem ajudar principalmente em processos de recrutamento e seleção. A triagem de currículos é realizada rapidamente, sem a necessidade do manejo de pilhas de documentos. O recebimento ocorre em plataformas especializadas e a análise do material acontece por meio de mecanismos de busca.
As próximas etapas, como entrevistas, avaliações e provas são facilitadas com o apoio de softwares especializados, em que os gestores colocam informações sobre o desempenho de cada candidato. Além disso, esses programas permitem fazer a comparação das características do profissional com o perfil ideal para a vaga. Em um mercado que demanda soluções eficientes e precisas, é muito bom saber que as empresas podem contar com soluções que agem de maneira integrada, prática e segura, alavancando o negócio em todas suas áreas.
Processos seletivos mais precisos!
Ser capaz de atrair profissionais qualificados de forma rápida e direcionada é o sonho de todos os líderes. Aliada ao setor de RH, a tecnologia tem um papel fundamental no desdobramento de ações que contribuem para alcançar os objetivos da empresa, desde a contratação de um funcionário até uma possível promoção no futuro. Confira, no texto de hoje, algumas dicas que vão ajudar o seu trabalho de gestão de recursos humanos e, consequente, a captar os melhores funcionários para o negócio:
Logística: o candidato ideal pode estar em outra cidade e até em um diferente estado. A seleção online quebra essa barreira e permite que o recrutador tenha contato com essas pessoas sem que ela precise gastar com deslocamentos para realizar a entrevista;
Tecnologia como cartão de visita: um processo online mostra como a cultura organizacional está ligada e é aberta à tecnologia. Candidatos mais jovens costumam ter mais familiaridade com esse tipo de processo e se sentem atraídos por esse tipo de seleção, ou seja, é mais fácil captar funcionários que tenham o perfil desejado;
Profissionais mais interessados: o recrutamento online ajuda o gestor a contratar mais candidatos e, por isso, aumenta as chances do RH identificar pessoas mais interessadas em conquistar a posição;
Mais tempo: o processo automatizado libera o RH de ligações ou e-mails que ele teria que realizar ou redigir manualmente, o que demanda tempo. As conversas por vídeo ainda facilitam a realização de entrevistas e apresentação de vídeo-currículo.
Processo mais dinâmico e inteligente: A dinâmica online garante que o candidato de perfil seja detectado já na triagem, economizando tempo tanto do gestor quanto o do candidato. Imaginou o quanto empresa e candidato economizam em coffee breaks, hospedagens, passagens em outros custos?
Quer ficar por dentro das novas tendências para o setor de Recursos Humanos? Acesse o blog da Sciath e saiba mais informações e curiosidades sobre o assunto.