Você sabe o que é saúde mental? Veja o que o conceito diz sobre a forma como o adoecimento psíquico prejudica todos os âmbitos da nossa vida.
Você sabe o que é saúde mental? Problemas que afetam nosso bem-estar psíquico podem atingir pessoas de todas as idades, sexos, raça ou condição social. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma a cada oito pessoas vive com alguma desordem psicológica. Por outro lado, cada vez mais esse tema ganha o espaço adequado de discussão e conscientização, o que é uma ótima notícia.
Logo, cabe entender melhor o conceito de saúde mental, como doenças mentais influenciam na qualidade de vida e por que, em vários casos, usamos o termo transtornos mentais para nos referir a quadros como depressão e ansiedade, entre outros. Dessa forma, é possível também compreender que fatores interferem no adoecimento psíquico e saber qual a hora de procurar ajuda.
Entendendo o que é saúde mental
Também de acordo com a OMS, a definição de saúde mental envolve, em linhas gerais, o estado de bem-estar psicológico que permite às pessoas lidar com o estresse da vida diária, utilizar suas habilidades, aprender novas coisas e trabalhar para contribuir com a comunidade.
Em outras palavras, a saúde mental pode ser resumida como a capacidade para lidar com nossas emoções no dia a dia. É preciso sempre ter em mente que em nossa rotina experimentamos constantemente situações que geram tanto sensações positivas, quanto negativas. Ainda que não tenhamos controle sobre isso, a forma como reagimos a esses acontecimentos pode indicar como anda a nossa condição psicológica.
Assim, a saúde mental é um componente do bem-estar integral que nos permite tomar decisões, construir relacionamentos e interagir com tudo o que nos cerca. Portanto, a preocupação com a saúde mental deve ser encarada como um direito humano básico e vista como parte essencial do desenvolvimento individual, comunitário e socioeconômico. Diante disso, fica claro que o bem-estar mental não implica necessariamente na ausência de uma doença devidamente diagnosticada.
Os problemas de saúde mental e por que falamos em transtornos mentais
Por sua vez, os problemas de saúde mental são caracterizados por alterações que prejudicam a cognição, o comportamento, a regulação emocional e a percepção individual em relação a nós mesmos e àquilo que nos cerca. Como você provavelmente já sabe, existem diversas condições que afetam o bem-estar psíquico, cada uma delas com sintomas e manifestações próprias.
É nesse ponto que costuma haver a diferenciação entre o uso de termos como transtorno e doença mental. Muitas vezes eles acabam sendo usados como sinônimos. Entretanto, é possível diferenciar de forma mais ou menos clara ambos os conceitos.
Doença mental
A doença mental geralmente tem causa ou evolução bem definida (como uma alteração no cérebro, por exemplo). Em muitos casos, a evolução do problema pode ser identificada com o auxílio de exames específicos, sempre em conjunto com a avaliação clínica de profissional capacitado.
O Alzheimer costuma ser um exemplo da aplicação desse termo: ainda que as causas da doença não sejam plenamente conhecidas, sabe-se que a enfermidade causa um comprometimento do tecido cerebral que pode ser identificado por meio de exames e pela progressão dos sintomas, que tende a seguir uma ordem mais ou menos conhecida.
Transtorno mental
Já um transtorno mental não tem causas claramente identificáveis, tende a ter curso incerto e se manifestar de formas variadas, com diferenças conforme a cada paciente. Entre os exemplos mais comuns desse problema de saúde mental estão a depressão (cujo nome técnico é transtorno depressivo maior) e o transtorno de ansiedade generalizada.
Não é raro, que em muitos casos, os sintomas de diferentes transtornos mentais se sobreponham e o diagnóstico adequado dependa de avaliação profissional cuidadosa. Não costuma haver exames clínicos específicos para confirmar a presença de um transtorno mental. Além disso, eles surgem a partir da interação de inúmeros fatores, que também nem sempre têm delimitação clara.
Termos como distúrbios e síndromes também costumam ser usados para caracterizar problemas de saúde mental. O primeiro diz respeito à falha de um órgão ou sistema que se manifesta por uma série de sintomas. Por fim, as síndromes são conhecidas pelo conjunto de sintomas que afetam diferentes partes do corpo e prejudicam a capacidade funcional do paciente em contextos variados.
Saiba mais: Como um diagnóstico de TDAH pode afetar a dinâmica familiar?
As principais causas do adoecimento psíquico
Como já destacado, sobretudo quando pensamos nos transtornos mentais, é difícil apontar com precisão quais são as causas do problema. Eles geralmente são resultado da combinação de inúmeros fatores que, no fim, desencadeiam o problema em algum estágio da vida. Entre alguns desses aspectos estão:
- Carga hereditária (ou seja, a genética pode influenciar na chance de desenvolver determinados transtornos mentais);
- Fatores biológicos (relacionados a características fisiológicas específicas);
- Aspectos ambientais (incluindo fatores sociais, econômicos e culturais);
- A ausência de determinadas habilidades emocionais;
- Uso de drogas e de outras substâncias;
- Histórico de traumas e exposição constante a cenários estressantes.
Ao mesmo tempo, determinados aspectos também podem contribuir para a prevenção dos prejuízos à saúde mental, tanto do ponto de vista individual quanto coletivo. Entre eles estão a construção de redes de apoio, acesso à educação e trabalho digno e fortalecimento de habilidades emocionais (como a resiliência, por exemplo) a partir de interações sociais positivas.
Agora que você sabe melhor o que é saúde mental, vale reforçar que a partir do momento que desconfortos causados por problemas do dia a dia se tornam fonte constante de insatisfação, angústia ou estresse, talvez seja a hora de procurar ajuda. O comprometimento da qualidade de vida pode ser significativo, mas com a devida avaliação profissional é possível identificar e trabalhar esses problemas.
Por falar em ajuda profissional, aproveite e entenda como atuam psicólogos e psiquiatras e qual a hora certa de procurar cada um.