Quando a gente fala em cuidar da saúde bucal, já pensa em escovação logo após as refeições, de preferência com uso de fio dental e enxaguante bucal. De fato, essa rotina é essencial para garantir dentes e gengivas saudáveis. Mas existem outros hábitos que você pode incorporar na sua rotina para garantir saúde bucal.
Veja mais: Por que é tão importante se vacinar contra o sarampo?
Vá além da escovação!
Observar a presença de feridas e manchas em toda a região bucal também deve fazer parte dos cuidados com a saúde oral. Em uma dessas inspeções, você pode identificar algo incomum ou perceber uma afta que demora para sarar. Esse pode ser um passo importante no diagnóstico precoce de algo mais sério, como câncer de boca.
O consumo excessivo de álcool e doces, além do tabagismo, sempre merece ser revisto quando se fala em cuidado com a saúde como um todo. Especialmente na boca, esses hábitos podem abrir caminho para o aparecimento de cáries e doenças na gengiva: condições que podem levar a complicações que ultrapassam o limite da saúde bucal e podem afetar até o coração!
Veja mais: 9 fatos comuns sobre a Doença de Alzheimer
Por que a saúde bucal é tão importante?
A boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente. Por conta disso, serve como porta de entrada para bactérias e outros microrganismos que nem sempre jogam a favor da nossa saúde.
Imagine que, ao entrar na boca, uma bactéria encontre uma inflamação de gengiva que sangra toda vez que você escova os dentes. Por meio desse pequeno sangramento, essa bactéria pode penetrar na corrente sanguínea e, por ela, viajar para todos os cantos do organismo, causando estragos.
Para se ter uma ideia de como isso é sério, de acordo com o Instituto do Coração, aproximadamente 45% das doenças cardíacas no Estado de São Paulo têm origem nos problemas de saúde bucal. Cáries não tratadas que comprometem o canal dentário, inflamação das gengivas, abcessos e dentes fraturados são as principais portas de entrada para a proliferação bacteriana que pode afetar o coração.
Veja mais: Bom condicionamento físico reduz risco de ansiedade e depressão
7 passos para a correta higiene bucal
- Comece tirando aproximadamente 40 centímetros de fio dental. Essa medida é ideal para que você deixe um pedaço livre entre os dedos;
- Passe o fio dental entre os dentes, seguindo com cuidado as curvas de todos eles e passando também pela linha da gengiva;
- Coloque na escova de dentes uma quantidade de creme dental (com flúor!) que corresponda ao tamanho de uma ervilha;
- Coloque a escova em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva e movimente-a afastando as cerdas da gengiva;
- Escove delicadamente as partes internas, externas e de mastigação de cada dente com movimentos curtos de trás para frente;
- Com cuidado, escove a língua para remover as bactérias que causam o mau hálito;
- Use enxaguante bucal para finalizar a higienização.
Lembrando que, para manter a saúde bucal, você deve escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, após as refeições e antes de dormir. A visita ao dentista deve acontecer a cada seis meses para manutenção e realização de uma limpeza mais profunda.
Quer mais dicas de saúde? Veja mais posts no nosso blog!