A incerteza nunca esteve tão presente em nossas vidas como neste último ano. A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) afetou a todos e a sensação de incerteza nunca esteve tão presente. Mas é preciso ter cuidado, pois a incerteza aumenta a ansiedade e pode prejudicar sua saúde se não souber lidar com isso.
Quais as causas das incertezas?
A incerteza está presente na vida de todos desde sempre. Como não temos controle de tudo e não podemos ver o futuro, nunca temos certeza sobre o que vai acontecer. Mas, como seres humanos, ansiamos por segurança e senso de controle. Quando o ser humano percebe que não domina o tempo, imagina previsões e situações de controle. Por isso, surge a sensação de incerteza.
Isso acontece com pequenas coisas do dia a dia. Por exemplo, preferimos saber que há gente que conhecemos na festa para a qual fomos convidados do que a ter essa dúvida. Outra situação de incerteza comum é quando uma pessoa vai a uma entrevista de emprego e quer saber o resultado o quanto antes porque não lida tão bem com essa incerteza de não saber.
Isto é, uma causa da incerteza é a contradição entre as expectativas e os sinais que facilitam a realidade.
Agora, vivemos um momento muito desafiador para todos que aumentou as incertezas. Afinal, a pandemia de COVID-19 afetou e mudou a rotina de praticamente todas as pessoas. Como resultado, aumentou a incerteza sobre a economia, emprego, finanças e saúde física e mental. Além disso, existe a incerteza sobre como o vírus reage em cada corpo e quando será o fim da pandemia.
Em uma enquete realizada pelo jornal Folha de S. Paulo, em julho de 2020, a incerteza foi assinalada por 68% dos 567 participantes como o sentimento mais frequente na pandemia.
Com esse cenário de maior apreensão e dúvidas, é importante reconhecer os sentimentos que surgem relacionados com essas incertezas. Dessa maneira, é possível conseguir superar e lidar melhor com isso.
Leia também: Saúde mental e trabalho: confira 7 dicas de autocuidado
O que há de errado em não conseguir lidar bem com a incerteza?
As imprevisibilidades e a sensação de falta de controle podem afetar cada um de maneiras diferentes. Desse modo, podem surgir diferentes sentimentos angustiantes, como:
- Medo;
- Preocupação;
- Frustração;
- Raiva:
- Pânico;
- Confusão.
E isso tudo pode levar a maior estresse, ansiedade e dificuldade para dormir. Além disso, de acordo com pesquisa da American Psychological Association, aqueles com maior intolerância à incerteza podem ser menos resilientes e mais propensos a mau humor, sentimentos negativos ou depressão.
Leia também: Bom condicionamento físico reduz riscos de ansiedade e depressão
Incerteza aumenta a ansiedade
De acordo com a American Psychological Association, a intolerância à incerteza é um fator de vulnerabilidade cognitiva que contribui para o desenvolvimento de transtornos de ansiedade. Ao querer ter controle de tudo e viver rodeado de incertezas, é provável que se sinta muito ansioso. Isso porque a ansiedade é uma reação comum do nosso corpo que nos deixa preparados para fugir ou lutar devido a algum perigo próximo.
Só que a intensificação dessas incertezas durante a pandemia aumentou os quadros de transtorno de ansiedade. De acordo com levantamento da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), os casos de ansiedade aumentaram em 80%.
Quando a ansiedade se torna tão frequente, atrapalha o cotidiano e afeta sua saúde e qualidade de vida. Por isso, é importante aprender a lidar melhor com as incertezas.
Como lidar com a incerteza?
Confira algumas dicas que podem ajudar a lidar melhor com esse sentimento de incerteza.
1. Concentre-se no que pode controlar
Quando surge a incerteza, muitas pessoas imaginam imediatamente os piores cenários. Evite ao máximo ficar pensando em possibilidades negativas e foque em controlar o que consegue, como planejar uma refeição, higienizar suas mãos, lavar a roupa etc. Estabeleça rotinas básicas para dar aos seus dias uma estrutura confortável. Além disso, lembre-se que em relação à pandemia não temos como controlar quando irá acabar. Só podemos fazer a nossa parte e nos cuidar.
2. Siga seu próprio conselho
Pergunte a si mesmo: se uma amiga viesse a mim com essa preocupação, o que eu diria a ela? Imaginar sua situação do lado de fora muitas vezes pode lhe dar uma nova perspectiva.
3. Invista no autocuidado
Não deixe o estresse atrapalhar suas atividades saudáveis e que te fazem bem. Esforce-se para comer bem, fazer exercícios físicos e dormir o suficiente. Além disso, inclua na rotina atividades que possam ajudar você a relaxar, como ler um livro, assistir a uma série, cuidar das plantas ou meditar.
4. Seja gentil consigo mesmo
Algumas pessoas lidam melhor com incertezas do que outras. Portanto, não se culpe se você lida pior com as incertezas do que seu amigo. Lembre-se de que a situação estressante pode levar algum tempo para ser resolvida e, enquanto isso, seja paciente consigo mesmo. Aqui as dicas que compartilhamos são sugestões de ações que podem ajudar. Mas não se compare nem se cobre tanto. Não existem receitas prontas para superar incertezas. Encontre o seu próprio caminho e cuide da sua saúde mental.
Se estiver tendo problemas para controlar e lidar com a incerteza sozinho, peça ajuda e consulte um profissional, como psicólogo(a) ou psiquiatra.