Conheça melhor os benefícios da meditação

[...]Read More...

Ainda que nunca tenha praticado, você provavelmente já ouviu falar sobre meditação, não é mesmo? Mas será que você conhece todos os seus benefícios para a saúde física e mental?

O que é a meditação?

A meditação consiste em uma técnica que ajuda o praticante a se livrar das tensões emocionais e concentrar toda a atenção em sua essência. Funciona como  um momento de paz e espiritualidade individual, por isso muitos costumam defini-la como um meio para a ‘’iluminação’’,  ‘’salvação’’ ou ainda como um momento dedicado a estar presente no instante atual.

Como praticá-la de forma correta?

O ideal  é que os iniciantes interessados em praticá-la procurem a ajuda de um profissional especializado. Porém, algumas dicas básicas podem ajudar a alcançar bons resultados. A primeira delas é optar por ambientes tranquilos. O espaço escolhido fará toda a diferença no processo de preparação. Dessa forma, calma, silêncio e conforto são indispensáveis. Em segundo lugar, vale a pena lembrar que roupas pesadas e desconfortáveis podem desviar a sua atenção e dificultar a concentração. Por isso, dê preferência aos trajes confortáveis. Além disso, não se esqueça de colocar um despertador antes do início da prática.  Essa ferramenta permitirá que você controle melhor o seu tempo, cronometrando a duração dos exercícios e evitando possíveis atrasos.

Dando início à meditação,  é importante encontrar uma posição ideal, que faça sentido pra você. Manter a coluna ereta e as pernas cruzadas são recomendações frequentes. Mas o importante mesmo é que a postura seja funcional para a sua prática.  Em seguida, é importante estabelecer um ponto de foco: pode ser um objeto qualquer do cômodo, uma mancha na parede, no chão ou simplesmente algum ponto fixo. O objetivo é usar esse gatilho visual para conseguir se concentrar. 

Afinal, quais são os seus benefícios?

As vantagens dessa prática  vão muito além do relaxamento. Dê só uma olhada em algumas delas:

1. Auxilia no autodesenvolvimento

Em meio a correria no dia a dia, o exercício do autoconhecimento torna-se quase impossível. Por isso a meditação é tão benéfica: é uma oportunidade de identificar possíveis lacunas e aspectos conduzidos de forma errônea na vida. Assim fica mais fácil corrigi-los e evitar futuros desgastes. Meditar é um momento para olharmos para nós mesmos e reconhecermos nossas necessidades, coisa que raramente é feita no cotidiano.

2. Controla a ansiedade e estresse

Por possibilitar um maior controle para lidar com o turbilhão de emoções diárias, a prática reduz consideravelmente o nível de ansiedade. Além de ajudar a balancear os níveis de cortisol e outras substâncias diretamente relacionadas ao estresse e desequilíbrio emocional. O exercício libera ainda hormônios como a endorfina, que ampliam a sensação de prazer e bem-estar. Tudo isso contribui para um melhor relaxamento.

3. Aprimora a concentração

Por nos educarmos a dirigir nossa atenção  para um ponto em específico, a prática estimula a nossa concentração e o nosso foco. Isso faz com que sejamos mais centrados para executar as tarefas diárias. Dessa forma, problemas habituais como a procrastinação são amenizados.

4. Ajuda a combater a insônia

A maioria dos quadros de insônia estão ligados a agitação e ao estresse da mente, fatores que impedem o relaxamento necessário para o descanso. Dessa forma, essa prática auxilia no repouso e no descanso da mente, acalmando os pensamentos. Assim fica muito mais fácil desfrutar de uma noite de sono profunda e restauradora.

5. Melhora funções vitais do organismo

Praticar a meditação regularmente ajuda a renovar as células do organismo, favorecendo o controle respiratório e da pressão arterial.

6. Incita a atividade cerebral

Vale lembrar também que meditar estimula certas regiões do cérebro, o córtex e o hipocampo por exemplo, podendo exercitar e melhorar funções como a memória.

7. Melhora a cognição

Além de reduzir a fadiga e a ansiedade, a meditação aumenta a atenção plena e favorece o processamento visuoespacial, a memória de trabalho e o funcionamento executivo (termo usado para designar uma diversidade de processos cognitivos).

A meditação possui inúmeras modalidades e variações culturais. As instruções para executá-las são muitas, por isso é essencial a procura de um especialista na prática. Porém, o importante mesmo é conseguir alcançar a sua finalidade – de exercitar o equilíbrio emocional – e, em seguida, aproveitar os benefícios.

Aqui no Blog da Sciath não faltam conteúdos sobre saúde e bem-estar. Para se manter atualizado sobre temas como esses, é só continuar acompanhando o nosso blog!