O Dia Mundial do Rim foi criado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e acontece todos os anos na segunda quinta-feira do mês de março. De acordo com a instituição, a data tem como objetivoconscientizar a população sobre os fatores de risco e reforçar a importância do autocuidado na prevenção da doença renal crônica.
A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) caracteriza como doença renal crônica (DRC) toda lesão que afeta os rins e tenha duração de três meses ou mais. O estágio mais avançado da DRC é conhecido como insuficiência renal crônica (IRC), quando, além de irreversível, a doença ocorre de maneira lenta e progressiva.
Outras doenças muito comuns são os cálculos renais – também conhecidos por “pedra nos rins” – os cistos, a infecção renal e o câncer de rim. Diabetes, obesidade e hipertensão arterial são algumas das doenças que também acometem a saúde dos rins.
Leia mais: Glicose alta: conheça os perigos do diabetes
Quais os sintomas da DRC? De acordo com a National Kidney Foundation, a doença renal crônica não costuma apresentar sintomas graves na maioria das pessoas durante sua fase inicial. O corpo pode dar alguns sinais que possuem relação com a doença, todavia, em grande parte dos casos, eles acabam sendo atribuídos a outras condições.
Por isso é tão importante conhecer e observar os sinais que são indícios da doença renal crônica:
- Você se sente muito mais cansado e tem queda de energia;
- Sente dificuldade de concentração;
- Tem pouco apetite;
- Sofre com cãibras durante a noite e sente que está com os pés e tornozelos inchados;
- Tem dificuldade para dormir;
- Passa a ter necessidade de urinar com mais frequência, principalmente no período noturno;
- Está com a pele seca e/ou com coceiras;
- Os olhos ficam inchados, principalmente ao acordar.
Por ser uma doença silenciosa durante a fase inicial, muitas vezes o diagnóstico ocorre de forma tardia, fazendo com que o funcionamento dos rins já esteja comprometido. De acordo com a Pró-renal, a DRC pode ser dividida em 5 estágios, indo do estágio 1, mais leve, até o 5, quando os rins já apresentam falência e podem necessitar de diálise ou transplante. Para obter o diagnóstico correto e preciso, procure um nefrologista e faça os exames necessários.
O que causa a doença renal crônica?
Como o rim atua na regulação da pressão sanguínea, o seu mau funcionamento pode provocar mudanças nos níveis de pressão. A alteração da pressão arterial também é responsável por sobrecarregar os rins, fazendo com que a hipertensão seja tanto a causa quanto a consequência da doença renal.
Leia mais: 4 dicas práticas para prevenir a hipertensão arterial
Outra causa muito comum da DRC é o diabetes. A SBN alerta que cerca de 25% das pessoas com diabetes tipo I desenvolvem insuficiência renal. No caso de pessoas com o diabetes tipo II, essa porcentagem varia entre 5 e 10%. Ainda segundo a SBN, a obesidade e maus hábitos como o tabagismo e o uso de medicamentos nefrotóxicos também impactam o funcionamento dos rins.
8 dicas para prevenir doenças renais
A melhor forma de prevenir a doença renal crônica é por meio da adoção de um estilo de vida mais saudável. As boas práticas incluem o cuidado com a alimentação e com o corpo, o acompanhamento médico regular e a atenção aos vícios.
Confira as principais recomendações para prevenir a doença renal crônica:
- Praticar atividade física regularmente;
- Controlar o peso, a pressão arterial, o colesterol e a taxa de glicose;
- Limitar o consumo de bebidas alcoólicas e não fumar;
- Não consumir medicamentos sem prescrição médica e evitar o uso de anti-inflamatórios não hormonais;
- Diminuir o consumo de sal durante as refeições;
- Evitar carne vermelha e gorduras em excesso;
- Evitar situações que levem à desidratação;
- Realizar exames anuais para avaliar a saúde dos rins, assim como fazer o acompanhamento médico constante.
É importante lembrar que os cuidados acima ajudam a prevenir não só doenças renais, como também auxiliam no combate de problemas respiratórios e cardiovasculares, além de contribuir com a manutenção da saúde mental.
Leia mais: Mudanças no estilo de vida podem evitar doenças respiratórias
Dia Mundial do Rim 2022
Criado em 2006 pela Sociedade Internacional de Nefrologia em conjunto com a Federação Internacional de Fundações do Rim, o Dia Mundial do Rim tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância desse órgão, bem como alertar sobre os fatores de risco e cuidados com a saúde na prevenção de doenças renais. No Brasil, o evento é coordenado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia.
A campanha de 2022 acontece em 10 de março e tem como tema “Saúde dos rins para todos: educando sobre a doença renal”. Neste ano, o objetivo é promover a educação sobre a DRC na comunidade, entre profissionais de saúde e responsáveis pela criação de políticas de saúde pública.
Segundo dados da SBN na página da campanha deste ano, o número de pacientes com doença renal crônica em estágio avançado que realizam diálise já ultrapassa os 140 mil e continua crescendo. A previsão é de que, até 2040 a doença renal crônica seja a 5ª maior causa de morte do mundo.
Dados como esse, assim como o evento de escala global, servem para reforçar a importância do cuidado com a saúde renal. Evitar e tratar os fatores de risco ainda é a melhor forma de prevenção contra a doença renal crônica. No portal da Sociedade Brasileira de Nefrologia é possível encontrar vídeos educativos sobre os principais temas que circundam a saúde dos rins.
Gostou do conteúdo? Leia mais no nosso blog!
1 Comments
Obrigada pelo conteúdo muito bom mesmo vocês está de parabéns muito importante parabéns os cuidados da saúde. Parabéns pelo trabalho maravilhoso.