Dor de cabeça, vista embaçada, zumbido no ouvido. Sintomas assim normalmente não nos causam muita preocupação, mas podem ser sinais de uma doença comum e perigosa: a hipertensão arterial.
Chamada pelos médicos de doença silenciosa, ela atinge 30% da população brasileira e cerca de 4 milhões de pessoas por ano em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Popularmente conhecida como pressão alta, ela acontece quando a pressão arterial se encontra igual ou maior que 14 por 9, aumento causado principalmente pela contração dos vasos e dificuldade de bombeamento do sangue.
Apesar de crônica e de não ter cura, a doença pode ser evitada e amenizada a partir de remédios e de hábitos saudáveis. E você? O que tem feito para se prevenir da hipertensão arterial? Veja abaixo quatro dicas práticas que podem ser facilmente adaptadas à sua rotina e que interferem diretamente no combate à doença.
1 – Volte caminhando para casa
Já sabemos que praticar exercícios regularmente é um dos principais hábitos para manter um corpo saudável. Apesar de sua importância, as atividades físicas nem sempre cabem no nosso dia a dia e acabam sendo deixadas de lado com o tempo. Para criar uma rotina de exercícios, mesmo quando não há tempo para ir à academia, tente ir caminhando para casa em alguns dias da semana. Se você fizer isso três vezes a cada semana e gastar aproximadamente 30 minutos, já vai estar contribuindo para sua saúde e se prevenindo de doenças como a hipertensão arterial.
2 – Passe mais tempo com os amigos
Não é só o fumo ou a obesidade que causam o aumento da pressão arterial. O estresse é um dos principais fatores identificados nos hipertensos, que pode levar também a derrame cerebral e infarto do coração. Com a agitação do dia a dia, se poupar do cansaço é quase impossível, mas criar alternativas e intervalos para a rotina estressante é algo essencial para manter também a saúde mental. Por isso, reserve um tempo para se distrair com amigos e familiares, e tente se desligar completamente do trabalho pelo menos por algumas horas. Mantendo hábitos de lazer e distração, você ajuda sua cabeça a funcionar melhor e, com isso, seu corpo também fica mais feliz.
3 – Troque o sal e o óleo por opções mais saudáveis
Alimentar-se bem pode ser um grande desafio para alguns, mas é essencial para manter a hipertensão arterial o mais distante possível de você e sua família. Um dos principais vilões da doença é o sal, que precisa ser consumido sem exageros para que a pressão seja controlada. O mesmo vale para alimentos gordurosos e frituras, que aumentam os níveis de colesterol e prejudicam a boa saúde. Eliminar sal e óleo do preparo de refeições pode ser algo difícil, mas não impossível. Existem receitas alternativas que incluem temperos a base de ervas, por exemplo, além de óleos mais leves e menos prejudiciais. Priorize essas opções e tenha assim uma alimentação mais balanceada e sua pressão arterial controlada.
4 – Use sua agenda para manter a rotina de consultas médicas
O avanço das tecnologias pode e deve ser usado a favor da sua saúde. Uma das formas de prevenir a hipertensão arterial é mantendo o acompanhamento médico em dia. Mais uma vez, a rotina de trabalho e estudo pode prejudicar também esse hábito. Para evitar de ficar mais do que um ano sem ir a consultas importantes para a sua saúde, encontre a melhor época do ano para fazer seus exames de rotina e já deixe programado. Faça disso um hábito anual e evite doenças graves hoje e no futuro. Prevenção continua sendo o melhor remédio!
Alimentação balanceada, exercícios físicos, acompanhamento médico constante e rotina equilibrada. São esses os principais segredos para uma vida mais saudável e livre de hipertensão arterial. Encontre as formas mais práticas de encaixá-los no seu dia a dia e contribua para reduzir os índices da doença.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre dicas para evitar a hipertensão arterial? Deixe seu comentário abaixo.