É quase sempre assim: no embalo da folia, muita gente comete uma série de excessos e deixa de lado cuidados básicos com a saúde, como beber água, usar protetor solar e seguir uma alimentação equilibrada. A seguir, veja dicas de cuidados no carnaval que vão ajudar você a curtir a festa com tudo a que tem direito!
Veja mais: 3 cuidados essenciais que você deve ter com a saúde no verão
Beber demais não é legal
Infelizmente, o consumo excessivo de bebida alcoólica é marca registrada do carnaval. E os efeitos desse exagero podem ser percebidos na famosa ressaca.
De acordo com os especialistas do Ministério da Saúde, o álcool acaba estimulando idas mais frequentes ao banheiro. Daí a necessidade de se ingerir líquidos como água, sucos naturais e água de coco para que o corpo não sofra com desidratação.
Importante lembrar que a quantidade de consumo de água deve ser aumentada também se você se expuser ao sol e às altas temperaturas. Uma boa dica é andar com uma garrafinha de água. O ideal é beber 500ml de água por hora e, claro, sempre de olho para não exagerar na dose de álcool.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não existe volume seguro para o consumo de bebida alcoólica, que é algo que o organismo sempre vai encarar como algo tóxico.
Quando você bebe demais e por períodos prolongados, abre as portas para problemas na sua saúde. Alguns exemplos são alterações cardiovasculares, com risco de infarto e acidente vascular cerebral, diminuição de imunidade e distúrbios emocionais.
Além disso, o consumo excessivo de álcool pode ser responsável por episódios de violência física contra si ou contra outras pessoas. Então, pode-se dizer que esse é um dos cuidados no carnaval que mais merece atenção.
Veja mais: Jejum intermitente: funciona para você?
Cuidados no carnaval incluem alimentação
Outro hábito comum durante o carnaval é perder a mão na hora de estipular as refeições. Ainda que você não tenha bem definido os horários de acordar, almoçar ou ir para a casa, por exemplo, procure fazer boas escolhas sempre que for se alimentar.
A orientação do Ministério da Saúde é dar preferência a alimentos ricos em carboidratos (pão, macarrão, batata, frutas) para que tenha bastante energia na hora da festa. Vegetais e frutas também devem marcar presença nas refeições, assim como as carnes magras, que não “pesam” nem antes, nem depois da folia.
Os cuidados no carnaval também incluem as escolhas na hora de comer alguma coisa na rua, entre um bloco e outro.
Assim, tenha atenção às condições de higiene do local, da pessoa que prepara e que vende os alimentos. Se optar por algo que precise de refrigeração, observe se o produto está nessa condição. Além disso, mantenha o menor tempo possível esse alimento exposto à temperatura ambiente.
Lembrando que a comida preparada de maneira inadequada pode fazer muito mal à saúde e causar doenças. Os sintomas mais comuns são vômito, diarreia, náuseas, dor abdominal, dor de cabeça e até febre – tudo que pode comprometer seriamente os dias de diversão.
Veja mais: Prevenção e tratamento ao HIV e à AIDS
Afaste o risco de doenças que podem matar
O clima carnavalesco, assim como o excesso de bebida alcoólica, pode levar a um descuido comum e muito perigoso: o sexo desprotegido. Sempre importante lembrar: o uso da camisinha (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C. Serve também para evitar a gravidez.
O assunto não é brincadeira. Qualquer pessoa que tem relação sexual desprotegida pode contrair uma infecção desse tipo. Não importa idade, estado civil, classe social, identidade de gênero, orientação sexual, credo ou religião. A pessoa pode estar aparentemente saudável, mas pode estar infectada. Portanto, atenção!
A Aids, por exemplo, ainda não tem cura e pode comprometer seriamente o sistema imunológico, levando ao desenvolvimento de doenças igualmente sérias e que colocam a vida em risco.
Veja mais: Como se prevenir e reconhecer os sinais do câncer de pele
Leve filtro solar com você!
Outro descuido comum e que também pode favorecer o aparecimento de doenças é o descaso com a proteção solar. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o filtro solar precisa ser aplicado cerca de 30 minutos antes de sair de casa, em todas as áreas expostas. Até aí, tudo tranquilo. O que, talvez, você se esqueça no meio da folia é de reaplicar o produto.
Os especialistas explicam que isso deve acontecer a cada duas horas, ou até antes, caso se esteja realizando atividades que causem transpiração excessiva.
Em todas as ocasiões, o filtro solar deve ser espalhado generosamente pelo corpo, nas seguintes quantidades:
- No rosto e no pescoço: 1 colher (chá);
- No tronco: 1 colher (sopa) na parte dianteira e outra na parte traseira;
- Nos braços: 1 colher (sopa) para ambos;
- Nas pernas: 1 colher (sopa) para ambas.
Observados esses cuidados no carnaval, você terá pique de sobra para curtir a festa e ainda esbanjar saúde em qualquer época do ano!
Quer mais dicas de saúde? Veja mais posts no nosso blog!