Já pensou que ações muito simples podem trazer grandes benefícios para o seu ambiente de trabalho? Essa é uma das premissas que baseiam o Método 5S, que é uma ferramenta de origem japonesa que orienta ações básicas para estimular a melhoria contínua de processos e empresas. O objetivo dessa metodologia, portanto, é motivação e conscientização das pessoas em função da qualidade – usando, para isso, conceitos de organização, eficiência e produtividade.
A metodologia surgiu aproximadamente em 1950, após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando o Japão precisou reconstruir o país a partir dos recursos disponíveis. Baseados em práticas milenares de segurança e respeito, os japoneses começaram a aplicar valores de sua cultura em modelos empresariais, na busca pela redução do desperdício, pela qualidade total e pelo aumento da eficácia nos processos produtivos.
A técnica foi se desenvolvendo até chegar ao que conhecemos hoje como o Método 5S, uma ferramenta muito utilizada em companhias de todo o mundo para melhorar os ambientes de trabalho e a rotina das equipes, independente de seu tamanho ou área de atuação.
Aplicando o Método 5S
Os princípios da cultura criada pelo Método 5S são pautados por cinco palavras em japonês, começadas em S. Elas não só dão nome à técnica, como resumem a importância dada pelo povo oriental à organização e à eficiência. A tradução e a aplicação efetiva de cada uma das palavras variam, mas o objetivo final é sempre o mesmo: gerar mais produtividade e menos desperdícios no dia a dia de trabalho.
Conheça abaixo os 5S do método e aprenda como colocá-los em prática no espaço da sua empresa:
1 – SEIRI: Senso de Utilização
O primeiro S baseia-se na identificação e separação do que é necessário de tudo aquilo que não é. Objetos, papéis, equipamentos, arquivos: tudo o que for inútil para você deve ser descartado, liberando espaço para o que pode interferir positivamente nos seus resultados. Comece separando os objetos da sua mesa e apontando aqueles que não são usados há muito tempo. Faça o mesmo com as pastas do seu computador. Depois desse processo inicial de eliminação do que não é útil, ficará muito mais fácil aplicar os demais sensos.
2 – SEITON – Senso de Organização
Quando colocadas em seus devidos lugares, todas as ferramentas que utilizamos no nosso dia a dia passam a ser mais eficientes. Ter uma etiqueta à mão quando você precisa dela vai te ajudar a ganhar tempo e a ser mais produtivo. Isso vale também para aquela planilha que você precisa acessar todos os dias, mas que não tem uma pasta certa para ficar armazenada. Tire um tempo para colocar cada coisa em seu lugar e ganhe muito mais tempo para localizá-las depois.
3 – SEISO – Senso de Limpeza
O asseio do ambiente de trabalho pode trazer vários benefícios, incluindo vantagens para a saúde dos colaboradores e a manutenção dos equipamentos. Um espaço limpo e bem cuidado inspira mais eficiência e pode até influenciar nos relacionamentos pessoais. Tanto que o mesmo S pode ser interpretado como aplicação de mais honestidade e respeito nas relações. Comece pela sua estação de trabalho e leve os conceitos de limpeza para os contatos que você tem no dia a dia com outras pessoas.
4 – SEIKETSU: Senso de Padronização
Mais do que organizar e limpar, é preciso criar métodos claros de arrumação dentro das empresas. Identificar objetos com cores, por exemplo, ou pastas no computador com nomes mais intuitivos, são processos capazes de otimizar o dia a dia e gerar menos perda de tempo. Crie processos de triagem e localização de objetos e fique atento a questões comuns como segurança e saúde, melhorando o ambiente não só para você, mas para todos.
5 – SHITSUKE: Senso de Disciplina
Aplicar os quatro primeiros S depende de um esforço muitas vezes pontual e individual. O maior desafio, porém, é manter a seleção, a organização, a limpeza e a padronização dos objetos e dos processos da empresa em dia. Resultados a médio e longo prazo só são possíveis quando trabalhados em conjunto e de forma contínua. Comprometa-se a manter o ambiente de trabalho o mais produtivo possível e faça sua parte todos os dias para que os resultados do Método 5S sejam aplicados e sentidos por todos.
Entender os 5 sensos e colocá-los em prática é o primeiro passo para a manutenção de um ambiente de trabalho mais organizado e mais eficiente. Eles ajudam as equipes a criar espaços melhores e mais agradáveis para todos, e podem ser colocados em prática todos os dias. Você já aplicou o Método 5S na sua empresa? Que tal começar hoje mesmo?