As doenças cardiovasculares são atualmente a principal causa de morte no mundo, alcançando o número de 17 milhões de óbitos por ano. No caso do Brasil, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a cada ano mais de 300 mil pessoas sofrem infartos – sendo que, em 30% dos casos, o ataque cardíaco é fatal. O alerta maior está voltado para os fatores que causam esses índices. Entre eles, um dos principais é o aumento do colesterol.
Você sabia?
- O colesterol é uma substância natural, produzida pelo corpo humano e fundamental para nossa vida. Entre suas funções no organismo estão a produção de hormônios e vitaminas, a composição de células e a contribuição para o trabalho do cérebro. O problema é que, além da quantidade natural que nosso corpo já produz, ingerimos uma alta proporção de colesterol por meio dos alimentos, ultrapassando o limite considerado saudável.
- Existe um tipo de colesterol bom e outro ruim. O bom, conhecido como HDL, é responsável por carregar o excesso de gordura do corpo para o fígado, onde ela vai ser processada e então eliminada ou reaproveitada de formas benéficas. Já o colesterol ruim, ou LDL, tem a função de transportar a gordura para as células, para se transformarem em energia. Seu papel também é importante, mas, quando em excesso, esse tipo de colesterol perde sua função e passa a fazer mal para o corpo, aumentando as chances de doenças cardiovasculares.
- O fator genético também interfere na propensão a doenças relacionadas ao colesterol, mas não é o mais relevante deles. O principal causador do aumento de gordura no sangue são os hábitos alimentares. A ingestão exagerada de gordura saturada e óleos vegetais ao longo da vida, além da falta de exercícios físicos, são algumas das causas do aumento do colesterol, que precisam ser tratadas com prevenção e mudança no estilo de vida.
Como se prevenir?
Os problemas causados pelo aumento do colesterol começam a dar sinais a partir do cansaço, falta de ar, dores e queimação no peito. Esses sintomas, porém, aparecem quando o quadro já está bem avançado, apontando falhas diretas no coração, que podem levar a paradas cardíacas. Muito antes deles aparecerem, é preciso adotar hábitos que ajudem a prevenir o excesso de gordura no sangue e, assim, as doenças cardiovasculares.
A prática de atividades físicas regulares é uma das medidas essenciais na prevenção ao colesterol alto. Junto a ela, hábitos alimentares saudáveis atuam com grande participação para que o organismo fique livre de problemas relacionados ao colesterol: deve-se evitar gorduras saturadas e trans, dando preferência para vegetais, carnes brancas, frutas e alimentos ricos em fibras, como pães integrais.
Outro hábito importante é a realização periódica de exames, que possam detectar alterações nos índices de colesterol – alterações essas que costumam ser silenciosas.
Leia mais: OMS lança plano para eliminar gordura trans em todo o mundo até 2023
Prevenir-se continua sendo o melhor remédio! Para evitar as doenças cardiovasculares é preciso se atentar para os níveis de colesterol no sangue e cuidar da alimentação não só no dia 08 de agosto, mas todos os dias.
Como você tem cuidado do seu coração? Você pratica atividades físicas com frequência e se alimenta de forma saudável? Como estão seus exames de colesterol? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.