De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão. Diante desse cenário, encontrar caminhos que possam combater esses problemas é sempre interessante. Por isso, a descoberta pela ciência de que o bom condicionamento físico é aliado da saúde mental deve ser observada com atenção.
Entenda o poder do exercício
Um estudo feito na University College London, no Reino Unido, mostrou que quanto maior é a aptidão cardiorrespiratória de uma pessoa, menor é o risco de ela sofrer com transtornos comuns de saúde mental, como ansiedade e depressão. Por aptidão cardiorrespiratória, entenda que é a capacidade dos sistemas cardiovascular e respiratório de fornecer oxigênio ao corpo durante o exercício. Ou seja: é o bom condicionamento físico.
Mas você não precisa ser um atleta para beneficiar sua saúde mental com os exercícios. Especialistas do Ministério da Saúde explicam que, quando você pratica uma atividade física, está liberando várias substâncias que aumentam a sensação de bem-estar e prazer. A principal é a endorfina, que é considerada um analgésico natural, reduzindo o estresse e a ansiedade, aliviando as tensões e sendo recomendado até no tratamento de depressões leves.
Como ganhar um bom condicionamento físico?
De acordo com artigo publicado pela Sociedade Brasileira da Medicina do Esporte, condicionamento físico é uma modalidade de atividade física em que se alcança melhora no funcionamento músculo-esquelético e também do metabolismo.
Os especialistas explicam que um bom condicionamento físico pode ser conseguido por meio do aprimoramento da força muscular, potência, resistência cardiovascular e muscular e da flexibilidade. As ferramentas utilizadas para incrementar isso são treinamento aeróbico, de força e de flexibilidade.
Ter acompanhamento de um profissional da área é indispensável. Só ele pode elaborar um treino voltado para esse objetivo e que, ao mesmo tempo, respeite o condicionamento físico que você já tem e se encaixe no seu estilo de vida.
Comece seu treino agora!
Para se alcançar um bom condicionamento físico, ter consistência e frequência na prática de exercícios é fundamental. Se você ainda não saiu do sedentarismo, aqui tem dicas do Ministério da Saúde de como incluir a atividade física na sua rotina:
- Em princípio, vale escolher algo que não exige esforço nem muito preparo físico. Afinal, você está só começando, certo? Dançar, caminhar, andar de bicicleta, nadar e praticar esportes são exemplos;
- Encontre um lugar agradável, perto da sua casa ou do trabalho, para que não tenha de fazer grandes deslocamentos. Pode ser até um parque, praça ou rua arborizada;
- Tente participar de um grupo que já pratique exercícios ou reúna amigos que também estejam dispostos a ganhar um bom condicionamento físico. Assim, um estimula o outro.
E não se esqueça: não existe receita pronta para dar o primeiro passo. Tudo depende da rotina e dos hábitos de cada um. Com o tempo, além de um bom condicionamento físico, você sentirá todos os inúmeros benefícios que os exercícios trazem para a saúde física e metal.
Quer mais dicas de saúde? Visite o nosso blog!