A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que o Brasil ocupa o topo do ranking de países mais ansiosos do mundo. São quase 19 milhões de brasileiros ansiosos. Um dos inúmeros perigos da ansiedade é o aumento da pressão arterial.
A hipertensão arterial acomete mais de 50% dos adultos com mais de 60 anos no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, e, por si só, esse já é um dado que merece atenção, já que o problema eleva o risco de infarto, acidente vascular cerebral (AVC), aneurisma arterial e diversos outros problemas de saúde.
Mas então, qual a relação entre a pressão alta e a ansiedade? Continue lendo este texto para descobrir o que é a pressão alta emocional e como controlar a ansiedade.
Leia mais: A incerteza aumenta a ansiedade? Entenda essa relação
O que é hipertensão?
Segundo o Ministério da Saúde, a pressão alta é uma doença crônica que tem como principal característica o aumento da pressão sanguínea nas artérias. Também chamada de hipertensão, a doença faz com que o coração trabalhe mais do que o normal para que o sangue seja distribuído no restante corpo.
Uma pessoa é considerada hipertensa quando, após medir a pressão em repouso, apresenta valores iguais ou maiores que 140/90 mmHg, popularmente conhecidos como 14 por 9.
Sintomas da hipertensão
A hipertensão é uma doença silenciosa que, na maioria das vezes, só provoca sintomas quando a pressão arterial está muito alta. Nesses casos, podem ocorrer:
- Dor no peito;
- Dor de cabeça;
- Tontura;
- Zumbidos no ouvido;
- Fraqueza;
- Visão turva;
- Sangramento nasal.
O que é ansiedade?
A ansiedade é uma reação comum do corpo humano que toda pessoa já passou ou passará diante de situações do dia a dia.
5 situações comuns em que uma pessoa pode se sentir ansiosa
- Ao falar em público;
- Durante uma entrevista de emprego;
- Em uma data importante;
- Na véspera de uma prova;
- Antes de uma cirurgia delicada.
Apesar de ser considerado algo comum, a ansiedade pode se manifestar de forma persistente e intensa para algumas pessoas. Nesses casos, ela é considerada um distúrbio capaz de comprometer a saúde mental de um indivíduo.
Sintomas da ansiedade
Os principais sintomas relacionados à ansiedade são:
- Nervosismo;
- Inquietação;
- Aumento da frequência cardíaca;
- Sudorese;
- Dificuldade de concentração;
- Tensão muscular;
- Fraqueza.
Pacientes com transtorno de ansiedade generalizada (TAG) ainda podem apresentar sintomas como palpitação, falta de ar, dor de cabeça, náuseas, aperto do peito, aumento da pressão arterial e dificuldade de concentração.
O que é a pressão alta emocional?
A condição acontece quando um quadro de pressão alta é causado por situações de ansiedade e estresse. Se uma pessoa fica muito ansiosa, seu corpo entende que precisa “se proteger” e acaba liberando adrenalina e cortisol, hormônios que aceleram o ritmo cardíaco e demandam maior circulação de sangue no corpo. Isso pode levar ao aumento da pressão arterial.
Segundo o Hospital Mayo Clinic, a ansiedade não causa a doença hipertensão, entretanto, episódios de ansiedade podem causar picos temporários de pressão alta. E quando esse aumento da pressão devido a ansiedade é frequente, o corpo é afetado da mesma forma que nos casos de pressão alta crônica.
Ansiedade e pressão alta: quais os fatores de risco?
Além de levar ao aumento da pressão arterial, a ansiedade e o estresse também estão relacionados a hábitos nocivos à saúde e que são considerados fatores de risco para o desenvolvimento da hipertensão, como é o caso do consumo de cigarro, álcool e comida.
Leia mais: Colesterol e pressão arterial: qual é a relação?
Como controlar a pressão alta emocional?
Como você já deve ter percebido, a pressão alta emocional é causada por situações de ansiedade. Isso significa que, nesses casos, a melhor forma de evitar o aumento da pressão arterial é controlando os sintomas da ansiedade.
Algumas das dicas de como prevenir a ansiedade são semelhantes às formas de prevenção e controle da hipertensão. Uma delas é a prática de exercícios que, além de controlar a ansiedade, também traz benefícios à saúde do coração.
Como controlar a ansiedade em 10 passos
- Invista em técnicas de relaxamento e respiração profunda;
- Pratique exercícios regularmente;
- Cuide dos seus pensamentos;
- Medite;
- Organize sua rotina e evite procrastinar;
- Tenha um hobby;
- Preze pela qualidade do sono;
- Mantenha o foco no presente;
- Diminua o uso de bebidas estimulantes (ex.: café, energéticos);
- Faça terapia.
Dica bônus: Monitore a pressão regularmente!
Sentiu que a ansiedade é recorrente e tem prejudicado sua saúde e bem-estar? Não tenha vergonha de procurar ajuda!
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com quem se interessa sobre saúde mental e continue navegando em nosso blog.
9 Comments
Ola nossa estou neste instante com um crise de ansiedade e fui procura por algum que pudesse me ajudar achei essa matéria que por sinal me ajudou muito , obrigado
Espero que fique bem. Jesus te abençoe.
Nos momentos de crise de pânico tento ler pra ajudar a controlar meus pensamentos acelerados e essa foi a matéria que mais me ajudou.
Obrigada
Boa tarde!
Deparei com essa materia, ao qual me identifiquei com tudo que foi falado. Sempre fui muito anciosa, porem tomo remédio desde 2006 , atualmente por falta de uma medicação no mercado, fui ao cardiologista com ecocardiograma
E ECG, relatei os sintomas, o mesmo me disse que minha pressão e alta por ansiedade. Graças a Deus, fiquei mais tranquila por saber que menos mau do que ficar me entoxicando com remédios . Essa matéria me fez sentir bem ,por ter me apresentado.
Em uma consulta ao ginecologista de rotina, descobri a pressao alta, que era sempre baixa, após alguns exames, constatou-se que é transtorno de ansiedade, mesmo assim estou fzd uso de medicamentos, porém fortes para baixar e estou grogue o tempo todo, além do que tomando ante depressivo. Amei a matéria me ajudou muito, vou cuidar da mente
Nossa estou com este transtorno pressão alta emocional
Estou procurando tratamento
Está matéria foi muito boa obrigado
Toda que discuto com meu marido,me ataca a ansiedade,dor de cabeça nuca,hj fui verificar a pressão estava altíssima,sempre tive pressão normal,descobri que é emocional.
Gostei muito dos conselhos e estudos sobre ansiedade e pressão alta assim vou me policiar melhor viver mais sem esquentar a cabeça e viver em paz….
Gostei muito! Obrigada.