O câncer não tem uma causa única, ele pode surgir por fatores chamados internos como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas e/ou os considerados externos, que estão presentes no ambiente onde a pessoa vive.
Por isso, a importância de entender a atuação da alimentação na prevenção do câncer, já que esse processo externo está completamente ligado aos casos registrados no Brasil.
De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a má alimentação é responsável por 20% dos casos da doença no país, principalmente quando falamos de câncer colorretal e de intestino grosso. O instituto alerta para o fato de que um a cada três casos poderiam ser evitados com a adoção de uma alimentação equilibrada, controle de peso e a realização de atividade física.
Ainda segundo o INCA, esses fatores externos representam de 80% a 90% do total de casos de todos os tipos de câncer registrados no Brasil. Esse dado reforça ainda mais a nossa responsabilidade na adoção de hábitos saudáveis, como a alimentação adequada.
Alimentação na prevenção do câncer – por onde começar
Falar que devemos comer bem como forma de prevenir o câncer pode parecer simples, e na verdade é, mas quando o assunto é dieta equilibrada e saudável uma série de dúvidas podem surgir.
Para aqueles que não sabem nem por onde começar, vale a máxima: descasque mais, desembale menos! Isso quer dizer que todos os alimentos que estão embalados, são em sua grande maioria, industrializados e precisam ser evitados.
Já, ao lembrarmos da palavra descascar, automaticamente visualizamos comidas naturais como frutas, legumes e verduras. E é esse processo que precisa ser incorporado à rotina de quem quer se cuidar e minimizar as chances do aparecimento de qualquer tipo de câncer.
Entre os alimentos mais indicados para o consumo estão:
- Frutas;
- Legumes;
- Verduras;
- Cereais integrais;
- Feijões e outras leguminosas;
- Sementes e nozes.
Embora o princípio pareça simples, vale ressaltar que o Ministério da Saúde disponibiliza, gratuitamente, o Guia Alimentar para a População Brasileira com o objetivo de informar e auxiliar no desenvolvimento de uma alimentação mais saudável e balanceada e na implantação de “novas comidas” em sua rotina.
E claro, você sempre pode procurar a ajuda de um médico especialista para uma avaliação mais detalhada e uma dieta indicada sob medida que atenda todas as suas necessidades nutricionais.
Atenção!
Comer alimentos saudáveis e não cortar o que faz mal à saúde não é sinal de dieta equilibrada. Portanto, tire da sua rotina:
- Ultraprocessados;
- Embutidos como salames, salsichas e linguiças;
- Fast-food;
- Frituras;
- Doces em excesso;
- Bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos industrializados.
Leia também: Sobrepeso: dicas para manter o peso saudável
Outras medidas que podem ser adotadas para a prevenção do câncer
Adotar uma rotina de atividade física é fundamental, pois ela fortalece o sistema imunológico, diminui os radicais livres e ainda promove a adequação dos níveis hormonais, além de colaborar com a saúde cardiovascular e reduzir o percentual de gordura corporal.
De acordo com estudos divulgados no portal Saúde Brasil, o excesso de gordura corporal é um fator de risco e influencia os hormônios. A gordura periférica, aquela armazenada nas coxas e quadris, contribui para uma elevação dos níveis hormonais circulantes e aumenta os riscos de desenvolver a doença.
Eliminar o consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo também é algo fundamental para quem deseja ter uma vida mais saudável e diminuir as chances de desenvolver a doença.
Para se ter uma ideia, o INCA aponta estudos que mostram a relação entre o consumo de bebidas alcoólicas e o aumento do risco de desenvolver diferentes tipos de câncer como boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, fígado, intestino (cólon e reto) e mama. E afirma que para a prevenção de câncer não há níveis seguros de ingestão.
Leia também: Síndrome metabólica: entenda o que é e quais as formas de se cuidar
Outras dicas práticas de prevenção
Faça exames preventivos – mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer de colo do útero a cada três anos. Homens a partir dos 40 anos precisam seguir a recomendação médica específica para a prevenção do câncer de próstata;
Combata o vírus HPV – meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos devem se vacinar contra o vírus HPV como forma de complementar as ações de prevenção do câncer de colo do útero;
Vacine-se contra a hepatite B – o câncer de fígado está relacionado à infecção pelo vírus causador da hepatite B e a vacina é um importante meio de prevenção” – Conheça outras formas de prevenir o câncer.
Dia 04 de Fevereiro – Dia Mundial do Câncer
O Dia Mundial do Câncer – 04 de Fevereiro – foi criado em 2000, representado pela Carta de Paris, e surgiu como uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A data tem como objetivo expandir a conscientização e educação mundial sobre todos os aspectos que envolvem a doença, além de servir também para estimular governos, empresas e pessoas a se mobilizarem em prol do controle do câncer e prevenção de mortes.
Estima-se que no mundo todo cerca de 7,6 milhões de pessoas morrem em decorrência da doença todos os anos.
Você tem o poder de minimizar as chances do câncer e de ter uma vida muito mais saudável e feliz. Invista em você, invista na sua saúde.
Fique por dentro de mais dicas e informações sobre saúde e bem-estar aqui no blog!