Prevenir os acidentes de trabalho deve ser uma ação contínua em todas as empresas, mesmo nas que não apresentam riscos evidentes para o colaborador. O cuidado e a atenção com as atividades diárias precisa se tornar uma cultura dentro de todas as organizações, prezando pela saúde e pelo bem-estar de todos os trabalhadores nas empresas.
A preocupação crescente em relação ao tema é motivada por números altos em ocorrências como quedas em ocupações que envolvem alturas, além de adoecimentos relacionados à função exercida pelo trabalhador.
O Brasil já esteve em primeiro na lista dos países que mais contabilizam acidentes de trabalho, a maioria deles com lesões. O número vem diminuindo, mas ainda exige atenção tanto do governo quanto das próprias empresas. O cuidado diz respeito não só ao cumprimento da lei, que desde 1972 regulamenta procedimentos e iniciativas que busquem garantir a saúde e a segurança do trabalhador no ambiente corporativo. Também não envolve somente o custo financeiro, considerando o impacto que a ausência de colaboradores por motivos de saúde pode causar para a empresa e para o país como um todo. A prevenção a acidentes de trabalho deve ter como foco principal a segurança das pessoas, criando e reforçando a manutenção de ambientes cada vez mais saudáveis e livres de riscos nas empresas e indústrias, de todos os portes.
São vários os fatores fundamentais para uma rotina livre de acidentes de trabalho. Separamos 3 dos mais importantes abaixo:
1 – Uso correto do equipamento de segurança
Cada local de trabalho pode oferecer riscos diferentes para o trabalhador. Ambientes de obra ou que envolvem altura são alguns dos mais propensos à ocorrência de acidentes, que podem ser evitados a partir do uso dos equipamentos adequados na estrutura coletiva e na proteção de cada um. O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é o primeiro passo para tentar eliminar o risco e deve ser uma das prioridades das empresas e das equipes de trabalho. Cada item que compõe o kit de segurança é pensado para aquela tarefa específica e é fundamental para a integridade física não só de quem usa, mas de todos os colaboradores a seu redor, interferindo em sua saúde e capacidade produtiva.
2 – Atenção às ferramentas utilizadas
A capacitação para operação de máquinas também é um fator de extrema importância na prevenção a acidentes de trabalho. O uso inadequado de um equipamento pode apresentar perigos para quem o controla e para os que estão próximos, ampliando os riscos oferecidos principalmente por máquinas de grande porte. O mesmo vale para ferramentas de menor escala, que precisam ser manuseadas com cuidado para evitar qualquer tipo de acidente. É necessário que haja uma atenção de todas as instâncias da empresa, desde a aquisição dos melhores materiais até o acompanhamento dos colaboradores que terão que lidar diariamente com eles.
3 – Conscientização pela segurança
Sem dúvida, o fator mais importante para que todo o ambiente corporativo fique protegido de acidentes de trabalho é a compreensão de que o papel de cada um é relevante na prevenção. Se toda a empresa, indo de colaboradores à diretoria, souberem de sua função no uso do equipamento correto, no manuseio das ferramentas e na educação de seus colegas por uma rotina livre de acidentes, todos ganham em segurança e saúde.
O que você tem feito pela segurança no seu ambiente corporativo? Como sua empresa previne os acidentes de trabalho? Conte para nós nos comentários abaixo.