Não? Pensando em divulgar a doença e aumentar a conscientização da população sobre ela, a Organização Mundial da Saúde escolheu o dia 05 de setembro para discutir e colocar a Fibrose Cística na nossa pauta nacional. Também conhecida como Mucoviscidose ou Doença do Beijo Salgado, ela é a doença genética grave mais comum da infância e atinge aproximadamente 70 mil pessoas em todo o mundo.
Afetando principalmente os pulmões, a Fibrose Cística é causada por um gene defeituoso e tem como consequência a produção de muco pelo organismo até 60 vezes mais espesso do que o normal. Isso faz com que haja acúmulo de bactérias e germes no sistema respiratório, trazendo prejuízos aos pulmões e facilitando a ocorrência de doenças como a pneumonia e a bronquite, além de causar danos também no aparelho digestivo e reprodutor.
Os sintomas podem variar de acordo com o paciente. Alguns deles são:
- Tosse persistente
- Suor muito salgado
- Recorrência de infecções como pneumonia e bronquite
- Falta de fôlego ou chiados no peito
- Dificuldade de crescimento ou ganho de peso
Hoje, o tratamento da Fibrose Cística é capaz de eliminar os sintomas ou torná-los mais leves, desde que feito de forma correta e iniciado o quanto antes. Por isso, é essencial que a população conheça a doença e seus sintomas, para contribuir com o diagnóstico precoce e com a divulgação dos serviços e medicamentos disponíveis atualmente na rede de saúde.
Leia mais sobre a doença nos portais da Associação Brasileira de Assistência a Mucoviscidose e do Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística.