A campanha Novembro Azul começou e com ela diversas iniciativas que reforçam a importância de combater o câncer de próstata.
A doença, infelizmente, ainda é cercada de tabu, o que dificulta o diagnóstico precoce e tratamento, diminuindo as chances de recuperação do paciente.
E muito embora o assunto seja famoso, muitas dúvidas persistem na cabeça das pessoas, principalmente dos homens.
Por isso, perguntas como o que é o câncer de próstata, tipos, sintomas e tratamento precisam ser sempre respondidas.
Leia também: Você conhece o papel da alimentação na prevenção do câncer?
O que é o câncer de próstata?
Segundo a American Cancer Society, o câncer de próstata acontece quando as células dessa glândula, encontrada apenas em pessoas do sexo masculino, começam a crescer de forma descontrolada.
A próstata está localizada bem abaixo da bexiga e na frente do reto. Atrás dela estão as glândulas de vesículas seminais, que produzem grande quantidade do fluido para o sêmem. A uretra, o tubo por onde a urina e o sêmem são ejetados para fora do corpo, passa na parte central da próstata.
Com o avanço da idade, é natural que a próstata aumente de tamanho, mas é preciso ficar atento quando essa mudança fugir do convencional.
Tipos de câncer de próstata
Em sua maioria, os cânceres de próstata são do tipo adenocarcinomas e se desenvolvem através das células da própria próstata. Os demais tipos de câncer de podem ter início na próstata são:
- Carcinomas de células pequenas;
- Carcinomas de células transicionais;
- Sarcomas;
- Tumores neuroendócrinos.
Todavia, a ocorrência desses tipos de câncer é bem rara.
Existe a possibilidade de o câncer de próstata se desenvolver e se espalhar de forma rápida. No entanto, o mais comum é que ele cresça de forma lenta e gradual.
Leia também: Saúde do homem precisa de atenção o ano todo
Dados da doença no Brasil
Em nosso país, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a estimativa é de que 65.840 novos casos de câncer de próstata aconteçam a cada ano durante o triênio 2020-2022.
Esses números representam um risco estimado em 62,95 ocorrências a cada 100 mil homens.
Atrás apenas do câncer de pele não melanoma, o câncer de próstata ocupa as seguintes posições em risco estimado:
- De 72,35/100 mil na Região Nordeste;
- De 65,29/100 mil na Região Centro-Oeste;
- De 63,94/100 mil na Região Sudeste;
- De 62,00/100 mil na Região Sul;
- De 29,39/100 mil na Região Norte.
Como é feito o diagnóstico?
De modo geral, existem dois tipos de exames principais para identificar o câncer de próstata: a dosagem PSA e o exame clínico da próstata.
A dosagem PSA consiste em um exame de sangue que mede a quantidade de antígeno prostático específico. Essa proteína é produzida pelo tecido da próstata e pelas células cancerígenas. Os valores de referência passam por alterações ao longo da vida dos homens.
Já o exame clínico da próstata é feito para detectar alguma mudança que indique anomalia na próstata. Seja a presença de algum nódulo, endurecimento incomum ou quaisquer outros tipos de irregularidades.
Leia também: Entenda como hábitos de rotina fazem a diferença na prevenção do câncer
Importância do Novembro Azul
O Novembro Azul é uma campanha mundial e teve início em 2003, sendo o dia 17 de Novembro considerado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
Todavia, o câncer de próstata ainda é um assunto cercado de muitos tabus. E essas ações ajudam a desmistificar e alertar sobre a importância de visitar o médico urologista de forma regular e melhor os hábitos de vida.
Portanto, não deixe para depois e faça seus exames preventivos regularmente.
Continue conosco e leia mais conteúdos no nosso blog!