O colesterol é um componente estrutural das membranas celulares em nosso corpo e desempenha funções essenciais, como a produção de alguns hormônios e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. No entanto, ter níveis inadequados de colesterol no sangue é um perigo constante. Mais preocupante ainda se a pessoa sofrer, também, com alterações na pressão arterial.
Vamos entender como isso acontece.
Veja mais: Combate ao colesterol ruim: o que você precisa saber para se prevenir
Como o colesterol interfere na circulação
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade, idade, gênero, diabetes, sedentarismo e um dos fatores mais comuns: a dieta.
Os especialistas explicam que cerca de 30% do colesterol do nosso organismo é proveniente da alimentação. As gorduras, sobretudo as saturadas, presentes em alimentos de origem animal, contribuem para a elevação do colesterol, trazendo prejuízos para a circulação do sangue.
Tudo porque as partículas de colesterol podem, aos poucos, se depositar nas paredes de vasos e artérias, estreitando a passagem de sangue para todo o corpo.
Uma das condições que favorecem esse evento é a pressão arterial alta, a hipertensão. Quando o problema está instalado, a força excessiva que o sangue exerce nas paredes dos vasos causa pequenas lesões que favorecem esse acúmulo de gordura.
Se a condição persistir, pode haver a oclusão (fechamento) de vasos e artérias e as consequências podem ser bastante ruins, incluindo infarto do coração e acidente vascular cerebral.
Para evitar, é importante atacar em duas frentes: baixar os níveis de colesterol no sangue e manter a pressão arterial controlada.
Vamos saber como fazer isso?
Veja mais: 4 dicas práticas para prevenir a hipertensão arterial
Cuidar da alimentação é o primeiro passo
De acordo com especialistas do Ministério da Saúde, a natureza do hábito alimentar tem sido apontada como agravante, tanto para hipertensão quanto para o acúmulo de gordura nos vasos.
Sobre isso, eles comentam que:
- Dietas ricas em gorduras e proteínas de origem animal, gorduras saturadas em geral e açúcar de qualquer tipo aumentam a concentração de gordura no sangue e, ao mesmo tempo, o risco de um problema cardiovascular;
- Dietas ricas em sódio contribuem para um descompasso ainda maior na pressão arterial, favorecendo a hipertensão e aumentando ainda mais o risco potencial. Presente em alimentos industrializados e adicionado voluntariamente em pratos comuns no dia a dia, o sódio potencializa as chances de a pressão arterial subir.
Uma vez que a alimentação de rotina foi revista e adaptada para uma versão mais saudável, é importante tomar outras medidas de controle tanto dos níveis de colesterol quanto dos valores de pressão arterial.
A atividade física é uma delas. Veja a seguir.
Veja mais: Bom condicionamento fisico reduz riscos de ansiedade e depressão
Pressão arterial alta pede corpo em movimento
Dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão revelam que a pressão arterial elevada já atinge 30% da população adulta brasileira e está presente em mais de 50% das pessoas na terceira idade.
De acordo com especialistas do Hospital do Coração de São Paulo, fazer exercícios físicos diminui o percentual de gordura corporal, auxilia nos níveis de colesterol e de glicemia, fortalece a estrutura óssea e muscular e melhora a condição cardiovascular, controlando a pressão arterial.
Os exercícios devem ser de intensidade moderada, de três a seis vezes por semana, em sessões de 30 a 60 minutos de duração. Mas é interessante conversar com um médico antes de iniciar a prática. Isso vai garantir uma orientação específica, evitando que a pessoa com pressão arterial descontrolada vá além da própria capacidade e acabe sofrendo complicações.
Os cardiologistas lembram, ainda, que os exercícios aeróbios como correr, nadar e pedalar ajudam na elevação do colesterol bom. Essas partículas funcionam como “vassourinhas” que removem as partículas de gordura que eventualmente estejam fixadas nas paredes dos vasos.
Entre os benefícios disso, além de controle da pressão arterial, estão melhora dos níveis de glicose, combate à obesidade, mais motivação para abandonar o tabagismo e saúde mental fortalecida, com redução do estresse.
O corpo todo sai ganhando!
Quer mais dicas de saúde? Veja mais posts no nosso blog!
2 Comments
Gostei muito das dicas e dão conhecimento para uma vida saudável
Agradecemos o comentário! Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo. Aqui em nosso blog temos diversos artigos com dicas de saúde e bem-estar: https://sciath.com.br/blog/