
Com a chegada da estação mais fria do ano, é comum que o corpo fique mais vulnerável a algumas condições específicas, a exemplo das gripes, resfriados e outras infecções respiratórias.
As baixas temperaturas e umidade do ar podem ressecar as mucosas nasais e da garganta, diminuindo as barreiras naturais de proteção.
Além disso, esses fatores, junto do aumento natural do tempo em ambientes fechados, também favorecem a proliferação de vírus e de bactérias. Por isso, fortalecer a imunidade no inverno é fundamental para manter a saúde em dia.
Saiba mais: Mudanças no estilo de vida podem evitar doenças respiratórias
Por que o sistema imunológico é tão importante?
Dentre todos os sistemas vitais do organismo, o responsável pela imunidade é considerado o grande guerreiro contra possíveis condições que afetam o bem-estar.
Como explica a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, sua principal função é protegê-lo de agentes invasores, como vírus, bactérias, fungos e outros microrganismos que podem causar doenças.
O sistema imunológico é um conjunto complexo de células, tecidos, órgãos e moléculas que atuam em cooperação para identificar e neutralizar essas ameaças antes que elas possam causar danos significativos.
Alguns dos seus componentes mais importantes são os glóbulos brancos (leucócitos), os anticorpos, o sistema linfático, a medula óssea e o baço. Todos desempenham papéis cruciais na vigilância e defesa do corpo, desde o reconhecimento de patógenos até a sua eliminação, aponta o Instituto Butantan.
No entanto, o funcionamento adequado de todas as estruturas depende de diversos fatores, desde hábitos saudáveis até um estado emocional equilibrado.
Portanto, adotar medidas que podem contribuir para um sistema imunológico mais forte é quase como redobrar as barreiras naturais do organismo, principalmente em uma estação propícia a deixá-lo mais fragilizado.
Leia também: 5 dicas para cuidar da saúde pulmonar o ano todo
O que fazer para melhorar a imunidade no inverno?
Para fortalecer a imunidade no inverno – e até mesmo mantê-la em dia no resto do ano – alguns cuidados simples devem ser incluídos na rotina diária.
1. Investir em alimentação rica em nutrientes
De acordo com a Associação Bahiana de Medicina, garantir um sistema imunológico potente começa pelo prato.
Afinal, a maior parte das células produtoras de anticorpos se encontram no intestino (órgão responsável pela absorção de nutrientes), bem como uma dieta equilibrada proporciona vitaminas, minerais e outros compostos indispensáveis para o bom funcionamento geral do organismo.
A ideia é priorizar:
- alimentos in natura, principalmente frutas e vegetais, que são ricos em todos esses nutrientes. Em especial, as frutas cítricas, como laranja, acerola, limão e kiwi, são boas fontes de Vitamina C, conhecida por atuar positivamente nas células imunológicas;
- alimentos ricos em Zinco, elemento envolvido em reações metabólicas importantes e na produção de células de defesa. São alguns exemplos os cereais integrais, as sementes, as leguminosas (como feijão e lentilha) e osfrutos do mar;
- peixes com alto teor de ômega-3, como salmão e atum, que reduzem o processo inflamatório do corpo e dão um gás direto na imunidade;
Por outro lado, alimentos ultraprocessados, muito açucarados ou gordurosos e as bebidas alcoólicas devem ser evitados, que são conhecidos pelos efeitos contrários.
2. Manter-se hidratado
No inverno, muitas vezes a sensação de sede pode diminuir, mas isso não significa que o corpo não precisa de água. Segundo o Conselho Regional de Nutrição, a hidratação é essencial tanto para que o intestino funcione bem quanto para manter as mucosas (nariz, garganta e pulmões) mais íntegras, servindo de barreiras naturais contra vírus e bactérias.
Além da água, chás naturais, caldos, sopas leves e água de coco são boas opções para um consumo adequado de líquidos.
3. Ter um sono de qualidade
Dormir 7 horas ou mais por noite é a recomendação de órgãos como a Academia Americana de Medicina do Sono para que o organismo possa descansar e se regenerar. É durante o sono, inclusive, que o corpo produz proteínas envolvidas na resposta imune.
Para dormir melhor, é possível seguir as medidas da higiene do sono, como manter horários regulares para deitar e acordar, evitar telas ao menos uma hora antes do sono e criar um ambiente escuro e silencioso para ajudar no adormecer.
Entenda também: A relação entre autocuidado e longevidade: confira 9 dicas para aumentar a expectativa de vida
4. Praticar atividades físicas mesmo nos dias frios
É natural que as baixas temperaturas interfiram na disposição para fazer exercícios. Porém, como aponta a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, até em baixa intensidade ou moderados eles já auxiliam diretamente a resposta imunológica saudável e reduzem o estresse oxidativo do corpo.
Logo, manter-se ativo regularmente, nem que seja com uma caminhada diária de meia hora, uma série de alongamentos ou a prática de Ioga, já faz toda a diferença.
5. Atente-se à saúde mental
Um artigo publicado no periódico científico Research, Society and Development explica que estados emocionais como o estresse crônico e a ansiedade causam alterações nas respostas imunológicas, pois diminuem a atividade de células importantes que atuam contra os antígenos.
Em paralelo, no inverno, o contato com a luz solar tende a ser menor, o que também proporciona uma queda de energia e de humor. Dessa forma, manter hábitos saudáveis para a saúde mental e emocional é ainda mais importante nessa época para que o corpo permaneça forte.
Procurar estar ao ar livre sempre que possível, manter hobbies e atividade prazerosas, encontros com pessoas queridas, além de adotar práticas como a meditação são grandes aliados nesse contexto.
6. Vacine-se
Ao receber uma vacina, o organismo é exposto a uma versão enfraquecida ou inativa de um antígeno, o que estimula a produção de anticorpos e prepara o corpo para reagir com mais eficiência em caso de contato futuro com o agente causador da doença. Ou seja, ela impacta e muito no fortalecimento do sistema imunológico!
Nesse período do ano, é especialmente importante estar protegido contra infecções respiratórias, como a gripe (influenza), que podem evoluir para quadros mais graves. Esse imunizante é atualizado anualmente e deve ser reforçado.
Com essas pequenas atitudes na rotina, é possível garantir a imunidade no inverno e atravessar a estação mais fria do ano com mais disposição, saúde e bem-estar – driblando até mesmo as doenças mais comuns da época. Vale lembrar que a prevenção é sempre o melhor remédio!
Aproveite e entenda a importância da vacinação na proteção individual e coletiva.