Produtividade e performance são fatores importantes para o desenvolvimento e o clima organizacional de qualquer empresa, e ambas caminham lado a lado com a motivação. Ter colaboradores satisfeitos, porém, é um dos principais desafios dos setores de RH atualmente.
A realização profissional é uma das necessidades humanas defendidas na teoria da psicologia e da administração, que mostra uma hierarquia de demandas envolvendo requisitos básicos para a sobrevivência, relações sociais e auto-estima. Representada por uma pirâmide, em que o topo concentra as conquistas pessoais, a famosa teoria de Maslow dá um importante lugar para a satisfação no trabalho, atrelada ao desempenho individual e ao reconhecimento recebido pelos gestores.
As necessidades e objetivos de cada funcionário variam em forma e intensidade, mas sempre representam um espaço relevante no sucesso da empresa, já que ajudam a determinar seu desempenho e suas características. Por isso, é essencial olhar cada vez mais para o humor e a auto-realização de cada indivíduo dentro da organização, para criar um ambiente cada vez mais colaborativo e positivo.
Como manter colaboradores satisfeitos
Não existe uma fórmula pronta e única para gerar satisfação no trabalho: o nível de positividade varia de acordo com inúmeros fatores. Porém, é possível colocar em prática algumas ações simples que podem ajudar a encontrar a melhor maneira de deixar os funcionários mais felizes com a função desempenhada e a empresa como um todo:
1 – Conheça as necessidades de seus colaboradores
O primeiro passo para suprir as necessidades dos colaboradores é conhecendo-as bem. Questionários estruturados e pesquisas de clima são sempre boas ferramentas para entender o momento e os principais desafios de cada funcionário. Entretanto, um caminho simples que também deve ser aplicado é a conversa e a integração. Convivendo com seus colegas fica muito mais fácil vivenciar e sentir quais são suas dificuldades e como elas podem ser solucionadas para deixar a rotina de trabalho melhor.
2 – Integre equipes e defina responsabilidades
Uma das necessidades apontadas pela teoria de Maslow é a de relacionamento. Tanto pela bibliografia quanto pela prática é possível perceber que a forma como nos relacionamos no trabalho faz uma grande diferença na motivação profissional. Para uma boa gestão de equipes, invista em métodos de integração e trocas entre colaboradores, definindo papéis conectados entre os times e fazendo cada funcionário se sentir responsável por uma parte de um projeto maior e conjunto.
3 – Ofereça benefícios e vantagens
Cada empresa tem seus diferenciais e é importante que eles sejam demonstrados aos colaboradores, para deixá-los mais satisfeitos com sua escolha de fazer parte da equipe. Exercer uma profissão envolve realização pessoal mas também cumpre uma importante função na manutenção de necessidades básicas do ser humano, como segurança, saúde e alimentação. Essas demandas podem ser usadas como direcionamento para a oferta de benefícios que contribuam na motivação do colaborador, agregando bem-estar, lazer e reconhecimento financeiro.
4 – Reconheça qualidades e gere inspiração
Características positivas precisam ser valorizadas e usadas como exemplo dentro da empresa. Se, ao ser proativo em uma demanda e contribuir para o bom desempenho da empresa o colaborador é reconhecido e motivado, ele tende a buscar repetir a ação, incentivando outros a fazerem o mesmo. O resultado é bom para o funcionário e para a organização como um todo, criando inspiração e satisfação.
O desafio de manter os colaboradores satisfeitos é constante e cada vez mais complexo, mas precisa ser enfrentado a cada dia, como parte da missão do profissional de RH. Se quiser conhecer outras dicas para tornar sua equipe mais motivada, deixe seu comentário abaixo.