A segunda-feira chega e começa tudo de novo: prazos para cumprir, projetos para finalizar, resultados para apresentar. O desafio é uma constante no ambiente corporativo. Para que as empresas continuem se desenvolvendo junto com os colaboradores sem estresse excessivo, é essencial aprender não a ignorar ou burlar a pressão no trabalho, mas a lidar com ela da forma mais saudável possível. O mais difícil é descobrir e aplicar os melhores métodos de como fazer isso.
Estresse: o mal do século
Você já deve ter sentido isso: cansaço excessivo, ansiedade, tensão constante, dificuldade em se desligar. Todos esses são sintomas do estresse e costumam ser apontados por 70% dos brasileiros. Comum hoje em dia, o termo passou a ser usado para problemas físicos apresentados pelo corpo quando há sobrecarga mental. O que você provavelmente não sabia é que o estresse é algo natural ao organismo humano e pode ser benéfico para seu desenvolvimento. Estar atento e pronto para enfrentar condições desgastantes diante de uma situação adversa é um dos reflexos do nosso corpo que garantiram a sobrevivência da nossa espécie até agora.
O problema é quando essa reação é constante e aparece como consequência de um estilo de vida que fica cada vez mais intenso. A pressão, quando exagerada, leva a desgastes mentais e físicos que podem causar doenças como a hipertensão e até alguns tipos de câncer.
O cenário em que o estresse aparece tem sido cada vez mais frequente e intenso, principalmente no ambiente de empresas. Para que você seja capaz de lidar com ele de forma saudável e até estimulante, separamos três dicas básicas para amenizar a pressão no trabalho:
1 – Delegue mais e encontre formas de distribuir melhor o trabalho
Um método que ajuda a amenizar a pressão sem deixar os resultados caírem é distribuir responsabilidades. Isso é possível quando se tem uma equipe confiável e competente, facilitando a execução das tarefas em conjunto e explorando o potencial e o talento de cada um. Outro meio de delegar funções é contando com parceiros especializados em atividades importantes. Contratar serviços de qualidade ou mesmo contar com profissionais com experiência em determinados assuntos pode te ajudar a se preocupar menos com fatores que podem ser realizados por outros – muitas vezes de forma até mais eficaz.
2 – Não leve os problemas da empresa para casa
Saber separar os momentos e os ambientes profissionais e pessoais é um dos fatores mais importantes para conseguir lidar com a pressão no trabalho. É fundamental se desligar dos problemas da empresa quando estiver com sua família ou em momentos de lazer. Assim, sua cabeça estará mais descansada na hora em que voltar ao trabalho, conseguindo ser mais produtiva e manter o foco sem os efeitos da ansiedade ou da dispersão.
3 – Planeje e administre bem o seu tempo
Receber pressão de diretores e até de sua equipe é algo comum, mas que deve ser bem administrado para que não se torne um problema para seu desempenho ou para sua saúde. Um hábito importante para saber lidar com ela é organizando melhor seu próprio tempo de trabalho, definindo prioridades e criando cronogramas. Assim, você será capaz de medir o que pode e não pode cumprir em determinado prazo, prometendo somente o que consegue entregar e reduzindo a pressão por tarefas inviáveis. Ao mesmo tempo, mensurando e analisando dados é possível identificar lacunas e buscar soluções para setores que estejam com sobrecarga de tarefas, prevenindo o excesso de pressão também para pessoas da sua equipe.
Você usa outros métodos para lidar com a pressão no trabalho? Tem funcionado bem para você e para sua equipe? Deixe seu comentário no espaço abaixo e compartilhe sua experiência.